quinta-feira - 03/04/2025

Servidores da Atenção Primária à Saúde participam de curso de prevenção de câncer e cuidados paliativos

Por: Thiago Braga

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM) Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Na quarta-feira (2), manhã e tarde, servidores da Prefeitura de Mossoró que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) participaram de curso de prevenção de câncer e cuidados paliativos. A aula inaugural do treinamento aconteceu no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, reunindo profissionais de níveis médio e superior.

A iniciativa é uma parceria do Município com a Liga Mosssoroense de Estudos e Combate ao Câncer. Entre os objetivos: promover o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e adulto; divulgar os princípios dos cuidados paliativos; fomentar o cuidado integral; reduzir indicadores de mortalidade por câncer pelo diagnóstico precoce.

A Atenção Primária à Saúde é o primeiro contato da população com o sistema de saúde, ou seja, porta de entrada e coordenadora da rede. O seu caráter preventivo possibilita o acompanhamento contínuo dos pacientes, facilitando a identificação precoce de doenças, inclusive o câncer. 

O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento e melhora o prognóstico, impactando diretamente na qualidade de vida e expectativa de vida dos pacientes. De modo que, os profissionais da APS desempenham papel chave na promoção de saúde e combate ao câncer, reforçando a importância de investimentos e fortalecimento do trabalho na área.

Os treinamentos seguirão ao longo das próximas semanas contemplando novas turmas de servidores da atenção básica, como Agentes Comunitários de Saúde (ACS), profissionais de nível médio com atuação nas Unidades Básicas de Saúde e ainda aqueles de nível superior com atuação na equipe multidisciplinar.

Tags:
Anterior Próximo