segunda-feira - 02/12/2024
Semurb e condomínios discutem gestão compartilhada de resíduos sólidos
Por: Ítalo Mikael
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SEMURB), promoveu na manhã da última sexta-feira (29), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), localizado a rua José Leite, bairro Abolição I, reunião com administradores de condomínios. A ação faz parte do programa “Mossoró Limpa”.
“Os condomínios, que é um grupo que produz uma considerada quantidade de resíduos sólidos, a importância de se aplicar internamente à coleta seletiva a segregação desses resíduos que são produzidos e principalmente concentrar a população através dos condomínios de que essa destinação tem que ser feita de forma correta, se possível buscando fazer a segregação interna e a separação desse lixo aplicado nas casas de lixo dos condomínios. Os condomínios precisam ter uma articulação normativa vigente que determina que se tenham essas casas de lixo, que é o local adequado para o descarte dos resíduos”, declarou Carlos Eduardo, assessor jurídico da Semurb.
“Esse evento, hoje, visa inicialmente conscientizar os síndicos administradores dos seus condomínios a implementarem políticas de separação dos resíduos sólidos e também facilitarem a questão da coleta seletiva por parte do município e das associações coletoras, que trabalham facilmente nessa coleta seletiva para que no dia e horário possam ser acessados e ser coletado pelo município, de forma a preservar as vias, para que a gente não tenha o descarte irregular de lixo nas ruas e também sensibilizá-los no sentido de que isso seja uma questão social”, explicou Carlos Eduardo.
“É iniciativa de fundamental importância, haja vista a quantidade de condomínios que vem crescendo em Mossoró”, destacou Morgana Ferreira, representante da Alfa Administradora de Condomínios. “É um evento de fundamental importância para que se possa colocar em prática esse programa e a gente consiga repassar isso para os moradores, para os síndicos, começando pelos gestores. Todos precisam começar a aplicar o que de fato é importante, que seria a coleta seletiva, a separação do lixo orgânico, plástico, vidro, e colaborar então com a cidade”, declarou.
Zildenice Guedes, gerente executiva de Educação Ambiental da Semurb, evidenciou a importância desse momento de construção do diálogo do município junto com os administradores de condomínios e associações de reciclagem. “Essa reunião demanda um diálogo para que possamos construir juntos instrumentos que possam fortalecer a importância da destinação correta de resíduos sólidos no município”, explicou.
Presidente da Associação Reciclando para a Vida (ACREVI), Josefa Avelino expressou a importância da reunião. “Esse momento está sendo muito importante para todos saberem que é uma gestão compartilhada e a importância de gerar renda para outras famílias. Principalmente nós, catadores, queremos que as pessoas vejam a importância de contribuir com o meio ambiente, por isso acho muito importante esse momento com os representantes de condomínios. Essa responsabilidade não é só dos catadores, é de todo mundo que tenha consciência que o meio ambiente é de todos”, pontuou.