segunda-feira - 07/04/2025
Semsur enfatiza importância da colaboração da população com o descarte de lixo nas ruas
Equipes da Semsur tem observado com frequência sacos de lixo e entulhos deixados em canteiros, calçadas, terrenos e vias públicas, o que é proibido e pode render multa ao infrator flagrado pela fiscalização.
Por: Larissa Maciel

A cidade de Mossoró tem coleta domiciliar com dias e horários precisos e regulares em todos os bairros do município. Por isso, a Secretaria de Serviços Urbanos (SEMSUR) pede a colaboração da população para ajudar a manter a cidade limpa.
Equipes da Semsur tem observado com frequência sacos de lixo e entulhos deixados em canteiros, calçadas, terrenos e vias públicas, o que é proibido e pode render multa ao infrator flagrado pela fiscalização municipal.
A orientação da Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pela limpeza pública, é que os moradores coloquem o lixo domiciliar nos locais adequados, além de sempre verificar se os sacos de lixo estão devidamente amarrados, devendo ser colocados na calçada em frente a suas casas apenas no dia e horário da coleta.
Secretário da pasta, Miguel Rogério destacou o papel importante da população na conservação de uma cidade limpa.
“Todos nós devemos ser responsáveis quanto a limpeza e manutenção da cidade, devendo sempre ficar atentos aos dias de coleta no seu bairro. Quando a população joga lixo nos lugares inadequados contribui para que ocorra a proliferação de insetos e animais peçonhentos e ainda o entupimento dos bueiros, trazendo muitos problemas e uma série de transtornos para todos os moradores, criando um ambiente desagradável,” explica o secretário.
PERÍODO CHUVOSO
O município de Mossoró tem passado por constantes "alertas laranja" do Instituto Nacional de Meteorologia. Apenas nos primeiros três meses do ano, foram registrados aproximadamente 200 milímetros a mais do que o esperado. O acumulado de chuvas chega a 542,5 milímetros.
Desta forma, torna-se ainda mais importante a colaboração com o descarte correto do lixo, evitando a possibilidade de alagamentos pela cidade.