quinta-feira - 16/10/2025
Semasc realiza “Café com SUAS” com servidores da Rede para discutir sobre condicionalidades do Bolsa Família
Semasc realiza mais um "Café com SUAS" para discutir sobre o “Trabalho Social com famílias e territórios no PAIF: trilha para contexto das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF)”.
Por: Solange Santos
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) realizou na manhã desta quinta-feira (16), no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, o “Café com Suas” com a equipe dos equipamentos ligados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visando discutir sobre o “Trabalho Social com famílias e territórios no programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): trilha para contexto das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF)”.
“O Café com Suas é o momento em que nos reunimos com nossos servidores de toda a rede de assistência social, tanto da Básica quanto da Especial de Média e Alta Complexidade. Tendo em vista nos capacitarmos, nos atualizarmos com relação a questões que atravessam o nosso cotidiano de trabalho. Uma vez por mês toda a rede se reúne em busca de se qualificar profissionalmente para ofertar o melhor serviço à população”, declarou Marwyla Lima, gerente da Proteção Básica da Semasc.
O encontro dessa vez trouxe orientações técnicas, lançada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que aborda sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família, o principal serviço ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), por meio do acompanhamento familiar.
“Estamos nos reunindo com os técnicos das nossas unidades descentralizadas para poder alinhar e colocar em prática o que o Governo Federal vem mudando nas normativas do programa. Como o programa voltou a ser Bolsa Família, deixou de ser Auxílio Brasil, há algum tempo, as normativas tiveram suas alterações e hoje vamos estar esclarecendo, tirando algumas dúvidas, alinhando algumas situações para tratarmos especificamente das condicionalidades do Programa Bolsa Família”, enfatizou Mônica Raquel, coordenadora do Cadastro Único.