quinta-feira - 06/11/2025
Semasc participa do encerramento do Prosei, voltado aos alunos da terceira idade do “UERN 60 +”
Alunos do "UERN 60 +" participaram do encerramento do Projeto de Sensibilidade para Empreendedorismo Inovador (Prosei).
Por: Solange Santos
Alunos da terceira idade que participam do projeto “UERN 60+”, idealizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com o apoio da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), participaram na tarde desta quinta-feira (6), no auditório da Faculdade de Música, do encerramento do Projeto de Sensibilidade para Empreendedorismo Inovador (Prosei).
“O nosso projeto é de sensibilização para o empreendedorismo inovador, onde temos um curso de empreendedorismo para a terceira idade. Hoje nós fizemos o encerramento das atividades do projeto aqui no Campus da Uern que aconteceram durante o semestre letivo 2025.2. Esse projeto iniciou com essa turma no mês de agosto, onde tivemos 60h/aula, onde buscamos trabalhar com eles o empreendedorismo para criação de negócios, mas para empreender para a vida. Depois que muitos se aposentam querem aprender algo novo, se requalificar em alguma atividade. Estou amando coordenar essa turma, eles são bem empolgados”, declarou Ana Augusta, professora do Departamento de Administração da Uern.
O UERN 60+ promove a aprendizagem e socialização para os idosos mediante oportunidades de troca de conhecimentos, ações socioeducativas e atividades para a saúde e qualidade de vida da população com mais de sessenta anos.
“Estamos caminhando para o final dessa edição do UERN 60+, a gente ainda vai ter a formatura dessa turma e hoje acontece a culminância de uma das atividades que estão sendo realizadas durante essa edição, que é o projeto da professora Ana Augusta, da Faculdade de Ciências Econômicas, que trabalha o empreendedorismo com pessoas com mais de 60 anos, e aí ela propôs para a gente fazer esse momento para apresentar um pouco do que foi discutido durante as aulas, e aí estamos aqui presentes mostrando mais uma vez a força desse projeto e dessa parceria da Uern com a Prefeitura de Mossoró”, enfatizou Esdras Marchezan, pró-reitor de Extensão da Uern.
“Hoje nossa equipe da Semasc está apoiando mais uma vez esse projeto lindo idealizado pela Universidade, o UERN 60+, no encerramento desse projeto voltado ao empreendedorismo, algo inédito e incrível para essa turma da terceira idade. Esse projeto viabiliza a essas pessoas uma melhor perspectiva de vida, onde podem continuar se sentindo útil e visível na sociedade. Aqui é apenas mais uma etapa do projeto, ainda teremos a formatura deles”, pontuou Shirley Targino, titular da pasta da Semasc.
A programação iniciou com a participação do repentista Aldaci de França. As alunas Edilma Gomes e Fernanda Gurgel, que participam no cotidiano das atividades realizadas no equipamento da Semasc, a "Casa da Nossa Gente", hoje estão fazendo parte do “UERN 60 +”, tendo a oportunidade de aprender sobre empreendedorismo. Elas garantem que o projeto tem feito a diferença na vida dos participantes.
“Esse projeto é maravilhoso, porque nessa idade a gente precisa exercitar nossa mente, brincar, dançar, sorrir, estar com as nossas colegas que são todas da terceira idade. Eu faço parte e pretendo ajudar na parte de mobilidades, porque eu sou educadora física e quero passar meus conhecimentos para minhas coleguinhas, porque exercício físico é remédio grátis. Esse projeto UERN 60 + é muito importante, ele deveria ter em cada bairro, porque o idoso é muito discriminado por parte do jovem”, disse Edilma Gomes, usuária da "Casa da Nossa Gente".
“Hoje é o último dia do evento e a gente já está com saudades, como a colega Edilma falou, seria bom que mais pessoas participassem desse projeto, porque o idoso após um certo tempo se dedicando só em casa, mesmo que tenha estudado, vai se esquecendo de algumas coisas. Eu quero aprender mais sobre contabilidade, minhas filhas são concursadas aqui na Uern e um dia eu também quero ser”, acrescentou Fernanda Gurgel, usuária da "Casa da Nossa Gente".
