terça-feira - 16/12/2025
Semasc participa de encerramento da primeira turma do curso de flauta voltado a crianças
Crianças de equipamentos da Semasc participam do encerramento das aulas de flauta.
Por: Solange Santos
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), em parceria com a Fundação Aldenor Nogueira e a Câmara Municipal de Mossoró, realizou na manhã desta terça-feira (16), o encerramento da primeira turma das aulas de flauta. O curso de flauta está inserido dentro do projeto “Câmara Popular”.
“Essa parceria tem sido exitosa, porque ganham os nossos usuários da assistência social, ganha também a própria Câmara no sentido da fundação de estar proporcionando a oportunidade, abrindo as portas para que crianças e adolescentes possam estar tendo acesso à cultura, tendo acesso à arte, e é o que a gente chama também do brincar protegido. Isso para elas também se configura um exercício do direito que é garantido pelo próprio Estatuto da Criança e Adolescente. O conviver com o outro, se relacionar ainda é algo fundamental porque contribui na formação do caráter, na formação de empatia, de valores que são fundamentais para o exercício de viver em sociedade”, disse Marwyla Lima, gerente da proteção básica da Semasc.
“Sabemos que a educação transforma e abre portas. E nós, desde o início, já deixamos muito claro que a Fundação, junto à Câmara e às parcerias, íamos construir caminhos. Nós aprovamos o programa 'Câmara Popular' exatamente com o intuito de abrir oportunidades. Então, nós podemos dizer e afirmar que são quatro eixos de oportunidades, que são o eixo cultural, o eixo esportivo, o empreendedorismo e a cidadania. E o que nós estamos vendo aqui é a prova de toda uma dedicação, de um trabalho construído a várias mãos, uma parceria que vai gerar oportunidades”, concluiu Genilson Alves, presidente da Câmara Municipal de Mossoró.
A primeira turma do curso de flauta teve à frente o professor de música Denilson Duarte.
“Esse projeto representa ver a alegria, a satisfação dessas crianças que passaram por esse processo de aprendizado. E para mim, como professor, é mais um ensinamento que a gente tem plantado na cidade de Mossoró ao longo de 25 anos que a gente tem trabalhado com arte e música, incentivando pessoas a se capacitarem”, declarou.
Para as alunas Ana Beatriz e Paula Yohara, aprender a tocar flauta foi uma experiência muito proveitosa.
“Foi muito bom e muito legal participar dessa turma. Eu fui quase das primeiras a aprender a flauta, aprendi cada nota e a música que eu mais gosto é aquela ‘Noite Feliz’”, disse Ana Beatriz, de 11 anos.
“Foi muito legal, pois aprendi várias coisas, aprendi notas, aprendi como tocar. É uma coisa especial que eu quero muito que próximo ano eu possa fazer de novo, pois é uma experiência única. Só quem já fez sabe, é muito divertido e legal”, concluiu Paula Yohara, de 9 anos.