segunda-feira - 21/04/2025

Semana Santa é marcada por organização e celebração dos peixeiros em novo espaço pós reforma da Cobal

Antes comercializando na parte externa do mercado da Cobal, os peixeiros celebram espaço próprio com organização, higiene e dignidade.

Por: Larissa Maciel

Fotos: Wilson Moreno (SECOM/PMM) Fotos: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Prefeitura de Mossoró entregou, na última quarta (16), o mercado da Cobal,como é conhecido popularmente, com completa reforma e revitalizada para melhor atender os comerciantes e os consumidores. A obra recebeu investimento de cerca de R$ 4 milhões, beneficiando uma área de 7.338,75 m².

Todo o espaço contou com a readequação de calçadas e construção de rampas, além da instalação de corrimões e guarda-corpos em conformidade com a legislação vigente de acessibilidade. No quesito segurança, foi implantado o sistema de proteção e combate a incêndio, além do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). No quesito ampliação, a Cobal agora conta 57 novas bancas, banheiros acessíveis, depósito de material de limpeza, casa do lixo, salas administrativas e abrigo para medidores de energia no Mercado da Carne. No cuidado com a higiene, uma área de lavagem de frutas também foi criada. 

Um dos pontos de destaque foi a criação do espaço próprio para os peixeiros que comercializavam anteriormente na área externa do Mercado. Cada um passou a contar com sua própria banca para a venda do peixe, melhorando o atendimento ao cliente. Nesta primeira Semana Santa nos novos locais, a comemoração foi coletiva. 

"Tivemos uma grande mudança nós todos aqui. Nós trabalhávamos ali gora, abandonado, e hoje está aí, todos nós somos privilegiados tendo nossas próprias banquinhas, com higiene, água encanada, energia. Tenho minha máquina de serrar peixe que lá (fora) eu não podia ter", explicou Sueldo Oliveira. 

Já o comerciante Welligton Souza celebrou a melhoria estética da cobal, mas principalmente o aumento de suas vendas com o novo espaço para comercializar o pescado não apenas na semana santa, mas em sua rotina diária de trabalho. 

"Quando chovia ficavam as poças d'água. Melhorou bastante. Até o nosso movimento melhorou, porque as pessoas, os nossos clientes que vêm comprar eles querem organização. 

 

Anterior Próximo