sexta-feira - 19/12/2025
Secretaria Municipal de Educação realiza 1º Seminário de Boas Práticas em Alfabetização
O evento, sob o tema Boas Práticas em Alfabetização e Recomposição das Aprendizagens aconteceu no último dia (11) no Auditório Padre Mota no Colégio Diocesano
Por: Sayonara Amorim
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa "Mossoró Cidade Educação" segue com o processo de formação de professores investindo nas boas práticas de ensino. No último dia (11), aconteceu o 1º Seminário de Boas Práticas em Alfabetização e Recomposição das Aprendizagens.
O evento aconteceu no Auditório Padre Mota, no Colégio Diocesano Santa Luzia, e teve como objetivo a socialização de boas práticas dos professores que têm feito a diferença na vida das crianças do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino. Sob o tema “Caminhos que Ensinam: Práticas que Fazem a Diferença”, foram destacadas experiências inspiradoras e compartilhadas as estratégias pedagógicas inovadoras e bem-sucedidas implementadas pelos professores ao longo do ano letivo de 2025.
Durante a formação foi destacado também o fortalecimento da cultura da aprendizagem e do compromisso coletivo com a educação pública na rede municipal em Mossoró. O foco principal foi a apresentação de práticas que vêm demonstrando resultados significativos de leitura escrita e matemática e contribuindo para que os alunos leiam e compreendam o que é posto nas mais diferentes esferas e contextos sociais.

A Rede Municipal de Ensino é constituída por 30 unidades de ensino de zona urbana que oferta Ensino Fundamental Anos Iniciais e 26 de zona rural com um total de 67 turmas dos 1° anos, 67 turmas do 2° anos, 68 turmas dos 3° anos, 65 turmas dos 4° anos e 65 turmas dos 5° anos, totalizando 333 turmas do 1° ao 5° ano, mais as turmas multisseriadas.
O evento reuniu professores, gestores, supervisores pedagógicos, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e demais profissionais da educação que, diariamente, constroem a base sólida que sustenta o processo de ensino e aprendizagem da rede. “Durante essa primeira formação, celebrarmos o compromisso, a dedicação e, sobretudo, as boas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores com tanto cuidado ao longo deste período. Quero parabenizar, de maneira muito especial, todos as professoras que se destacaram pelo trabalho brilhante, alcançando excelentes resultados nos processos de alfabetização e recomposição das aprendizagens, ressaltou a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Rilzonete Batista.

Para os professores que participaram do seminário, o evento representou o reconhecimento de todo o trabalho realizado durante o ano letivo de 2025. “Parabenizo pela ideia e incentivo durante o ano letivo de 2025. nossos objetivos só foram alcançados devido o belíssimo trabalho desempenhado por essa equipe. Foi um momento único, que ficará marcado em minha história com grande valia. Cada projeto nos encaminhado, cada formação desenvolvida, cada planejamento realizado, foi pensado com muita responsabilidade e os frutos vieram, nossas crianças alfabetizadas. Que 2026 seja próspero também, que possamos conseguir manter essa referência na educação das nossas crianças. Muito obrigada por tudo”, declarou a professora Amécia Nunes de Morais, do 2º ano da Escola Municipal Marineide Pereira.
