sexta-feira - 14/02/2025
Secretaria de Saúde de Mossoró orienta população para prevenção às ISTs no Carnaval
Por: Thiago Braga

Neste período de pré-carnaval, a Prefeitura de Mossoró intensifica o trabalho de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará uma campanha educativa com uma série de ações a serem desenvolvidas em diversos equipamentos da rede.
Na programação, estão previstos serviços de saúde e ações de conscientização que serão desenvolvidas junto às populações de bairros e comunidades de todas as regiões do município. O trabalho será reforçado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com os usuários que tem a sua disposição preservativos masculinos e femininos, além de orientações repassadas por profissionais especializados.
A campanha busca a prevenção e diagnóstico precoce das ISTs: HPV, donovanose, HIV/AIDS, herpes genital, tricomoníase, candidíase, cancro mole, gonorreia, sífilis. Além disso, visa orientar à população para a importância do uso do preservativo nas relações sexuais.
“O objetivo da ação é enfatizar a importância e a conscientização nesse período. Com o período de festas, as pessoas podem ficar mais suscetíveis ao fazer o uso de álcool, deixando a prevenção esquecida. Diante disso, a gente chama a atenção para os cuidados que as pessoas devem ter, principalmente, no que diz respeito ao uso do preservativo. Ao viajar, a gente orienta que os foliões levem o preservativo para curtir as festas com segurança. É um momento importante para lembrar que é possível brincar o carnaval de forma segura”, explicou Kelly Formiga, assistente social.
O Programa Municipal de ISTs/HIV/AIDS e hepatites virais segue a proposta do Ministério da Saúde durante o período carnavalesco, disponibilizando testes rápidos, preservativos masculino e feminino que são distribuídos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e empresas privadas.
O Ministério da Saúde aponta que o uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/AIDS e das hepatites virais B e C.
ISTs – As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. De maneira menos comum, as ISTs também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
AIDS – A doença é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, o qual é o responsável por defender o organismo de doenças.