terça-feira - 25/02/2025
Secretaria de Agricultura recebe comitiva de Angicos para conhecer Serviço de Inspeção Municipal de referência nacional
Por: Edinaldo Moreno

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), continua recebendo comitivas que vêm a Mossoró conhecer o funcionamento do SIM para futura implantação do serviço nos municípios que visitam o órgão municipal. Desta vez, uma equipe formada por um veterinário, agente administrativo e secretário municipal de Agricultura de Angicos estiveram na sede da Secretaria de Agricultura de Mossoró para uma visita ao SIM.
O Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró é referência em todo o país. Ele foi o 1º a receber o selo para produtos de origem vegetal e o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal. Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.
“Essa equipe de Angicos veio conhecer o funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal na tentativa de implantá-lo no município. Segundo o próprio secretário de Agricultura de Angicos, é uma determinação do Poder Executivo local que seja implantado o serviço no município angicano. Mossoró continua sendo referência no Rio Grande do Norte e também no Brasil na execução das ações do seu Serviço de Inspeção Municipal”, explicou Allany Medeiros, diretora do SIM/Mossoró.
A equipe do Serviço de Inspeção apresentou aos visitantes o histórico de seu funcionamento. “Foi uma manhã bem produtiva. Conseguimos explicar todo o processo de funcionamento do nosso Serviço, de algumas de nossas empresas. Mostramos o passo a passo de todo o funcionamento, desde a busca do produtor pelo registro até a equipe de fiscalização realizando a visita in loco”.
O SIM é responsável pela fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.