sexta-feira - 07/11/2025
Secretaria de Agricultura realizará mutirões na zona rural para declaração de rebanho
Por: Edinaldo Moreno
A partir deste sábado (8), a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) inicia uma série de mutirões para os produtores declararem seu rebanho. Ao longo do mês, serão realizadas nove ações em todas as regiões da zona rural de Mossoró.
O primeiro polo contemplado com o mutirão será o que concentra as comunidades de Santa Rita, Santa Elza, Fazenda Nova, Rancho da Caça, Riachinho, São José I e II, São Cristóvão e Cheiro da Terra. A coordenadora de Pecuária da Seadru, Aparecida Fernandes, explica que a Secretaria está notificando os agricultores destas comunidades sobre necessidade e importância da atualização do rebanho.
“Amanhã (sábado) iniciamos uma série de mutirões na zona rural de Mossoró para os produtores poderem cadastrar seus rebanhos em algumas comunidades mais distantes do centro de Mossoró. Estamos notificando a todos os produtores para que nenhum possa perder essa oportunidade”, disse.
A partir da semana que vem, o cronograma da Secretaria de Agricultura prevê rotas de segunda a quarta-feira nos demais polos da zona rural. A finalização dos mutirões está marcada para o dia 26 de novembro no polo Maísa. “A partir da próxima semana vamos realizar esses mutirões em três vezes durante a semana. No total, serão nove rotas. Contamos com a colaboração de todos os agricultores para que nenhum produtor fique de fora destes mutirões e atualizem seus rebanhos”, finalizou.
A campanha de Declaração Anual de Rebanho iniciou no último dia 1º de novembro e prosseguirá até o dia 30 deste mês. O documento é uma atualização obrigatória que deve ser realizada por todos os produtores que tem bovinos, caprinos, equinos, muares, aves, peixes, bubalinos, suínos e ovinos.
A declaração conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. A declaração pode ser feita na Secretaria de Agricultura de Mossoró e nos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN).
CONFIRA CRONOGRAMA DE MUTIRÕES:
1ª ROTA – 08.11.2025
Santa Rita, Santa Elza, Fazenda Nova, Rancho da Caça, Riachinho, São José I e II, São Cristóvão e Cheiro da Terra
2ª ROTA (Acesso BR 304 – Assu) – 10.11.2025
Quixabá, Hipólito I, Hipólito II, Maracanaú, Cordão de Sombra I e Espinheirinho
3ª ROTA (Acesso BR 110 – Areia Branca e Acesso RN 016 – Serra do Mel) – 11.11.2025
Melancias, Sítio Carmo, Mulunguzinho e Favela
4ª ROTA (Acesso BR 110 – Upanema) – 12.11.2025
Lorena, São Joaquim, Santa Fé, Olho D’Água Velho, Chafariz
5ª ROTA (Caraúbas RN 117) – 17.11.2025
Panela do Amaro, Picada, São João da Várzea, Passagem do Rio, Camurupim e Inguá
6ª ROTA (Acesso BR 405) – 18.11.2025
Independência, Solidão, PA Vingt Rosado, Jucuri e Cabelo de Nego
7ª ROTA (Acesso RN 015 – Baraúna) – 24.11.2025
Montana e Real
8ª ROTA (Acesso viaduto Abolição) – 25.11.2025
Oiticica, Senegal, Alagoinha, Recanto da Esperança, Arisco e Bom Destino
9ª ROTA (Acesso BR 304 – Ceará) – 26.11.2025
Apama, Paulo Freire, Poço 10, Córrego Mossoró, São Romão, Oziel Alves, Olga Benário e Jurema