sexta-feira - 07/11/2025

Secretaria de Agricultura entrega mais de 14 mil raquetes de palma-forrageira em dois dias

Por: Edinaldo Moreno

Divulgação/PMM Divulgação/PMM

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) entregou em dois dias 14.350 raquetes da planta palma-forrageira. As entregas foram realizadas na Seadru e também nas comunidades rurais, quando o agricultor não podia se deslocar à sede da Agricultura no município.

A Seadru recebeu 20 mil raquetes de palma-forrageira da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), na última sexta-feira (31), para distribuir a agricultores na zona rural. Ao todo, 30 pequenos produtores rurais serão beneficiados.

Entre quarta (5) e quinta-feira (6) foram entregues 7.850 palmas nas comunidades Independência, Rancho da Caça e Cheiro da Terra. Foram beneficiados 19 produtores nestas três comunidades. Na própria Seadru foram retiradas 6.500 raquetes.

Os produtores que retiram a palma-forrageira na Secretaria da Agricultura são das localidades Real, Sussuarana, Reforma do Romão, Sítio Arisco, Lorena, Sítio do Meio, Cordão de Sombra, São Cristóvão e Santana. Faltam ainda alguns produtores retirarem a palma-forrageira restante.

A palma-forrageira é uma planta de grande importância para as regiões áridas e semiáridas do Brasil e do mundo, devido principalmente a sua rusticidade, resistência à seca e elevada capacidade de produção de massa. A palma é uma planta cultivada principalmente para produção de forragem.

A planta faz parte da base alimentar dos rebanhos de zonas áridas e semiáridas. Características como alta palatabilidade, produção de biomassa e resistência à seca fazem dessa planta um alimento valioso para os rebanhos desta região. No semiárido brasileiro, é cultivada em larga escala e usada ao longo do ano, constituindo-se num componente fundamental para a sustentabilidade de importantes bacias leiteiras do Nordeste.

A Secretaria de Agricultura de Mossoró também está entregando aos agricultores beneficiados com a distribuição da palma-forrageira uma cartilha com informações e orientações sobre como fazer essa plantação, orientação sobre irrigação, entre outros pontos para que o produtor rural tenha maior chance da plantação dar certo.

 

Anterior Próximo