terça-feira - 26/11/2019
Programa Criança Feliz ultrapassa meta de atendimentos em Mossoró
Por: Comunicação
Iniciado em 2018 em Mossoró, o programa Criança Feliz tem como objetivo acompanhar gestantes, crianças de 0 a 6 anos com algum tipo de deficiência e crianças de 0 a 3 anos inseridas no Cadastro Único. A atividade tinha uma meta inicial de acompanhar e atender 1.100 famílias e hoje este número está em 1.129.
Nos últimos dias, as equipes do programa receberam a visita de representantes da Secretaria de Estado de Habitação e Assistência Social (SETHAS) e da Unesco, com objetivo de conhecer de perto o trabalho e também de repassar novas orientações. “O programa aqui em Mossoró teve destaque nacional, muitas famílias aderindo e reconhecendo a importância das visitas domiciliares executadas pelos visitadores que são profissionais capacitados. Foi um momento riquíssimo de conhecimento e reconhecimento do nosso trabalho”, destacou a coordenadora do programa, Camila Costa.
Os profissionais acompanharam a equipe do programa nas visitações. “Eles acompanharam os visitadores, observaram o desenvolver do método, a questão do fortalecimento dos vínculos, avaliaram nossos quantitativos e ouviram tanto a equipe, quanto as famílias”, continuou.
O programa está inserido em seis Centros de Referência em Assistência Social, que são: CRAS Santo Antônio, CRAS Barrocas, CRAS Sumaré, CRAS Belo Horizonte, CRAS são Manoel e CRAS Abolição IV.
As atividades são desenvolvidas através de visitas de uma equipe capacitada. O principal objetivo das visitas é orientar as mães ou cuidadores a desenvolver o Método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) com a criança, para fortalecer os vínculos afetivos e garantir para a criança desenvolvimento infantil integral.