quinta-feira - 17/04/2025
Primeiro Aulão “De Olho no SAEB 2025” acontecerá no próximo dia 26, no Teatro Dix-huit Rosado
A iniciativa tem como público-alvo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, das zonas urbana e rural
Por: Sayonara Amorim

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará no próximo dia 26, a partir das 7h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, o primeiro aulão “De Olho no SAEB 2025”. A iniciativa tem como público-alvo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, das zonas urbana e rural, que irão se submeter ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) deste ano.
O aulão será ministrado pelos professores Janete Fernandes (Português) e Laerte Marinho (Matemática) e contará com o apoio da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e Colégio Diocesano Santa Luzia. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Gerência de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia (GEAPIT) e Gerência Executiva Pedagógica (GEP).
De acordo com a coordenadora de projetos da SME Débora Praxedes, os aulões “De Olho no SAEB” têm um papel importante e promovem um ambiente de aprendizagem colaborativa. Os aulões "De Olho no SAEB" desempenham um papel fundamental na consolidação das aprendizagens dos discentes. Esses momentos permitem aos estudantes retomarem os principais tópicos cobrados nas avaliações, esclarecer dúvidas recorrentes e reforçar habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática, por exemplo. Além disso, os aulões promovem um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde os alunos se sentem mais confiantes e preparados para alcançar um bom desempenho nas avaliações SAEB,” destacou Débora Praxedes.
O SAEB é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da Educação Básica. O Sistema tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas.