quarta-feira - 18/06/2025
Prefeitura realiza reunião com comerciantes credenciados para reforçar proibições e novos direcionamentos
Além das mudanças quanto aos itens vetados no "Mossoró Cidade Junina", também foi informada mudança nos horários de abastecimento dos comerciantes.
Por: Larissa Maciel

A Prefeitura de Mossoró realizou na última terça-feira (17) um encontro com comerciantes credenciados desta edição do "Mossoró Cidade Junina" para reforçar os novos itens proibidos dentro da Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania, assim como os demais polos do evento, e novas orientações quanto ao abastecimento de materiais.
Em comunicado realizado na semana passada através da Secretaria Municipal de Segurança, copos e garrafas térmicas passaram a integrar a lista de itens vetados em todo o evento. A nova restrição pretende fortalecer o controle de acesso, prevenindo situações de risco e garantindo maior tranquilidade para o público.
Também, por determinação dos órgãos de segurança, está proibida a comercialização, posse e consumo de bebidas em recipientes de vidro em todo o entorno da festa, incluindo camarotes, bares e residências próximas. Apenas bebidas em latas e garrafas plásticas (PET) serão permitidas, sendo sua venda exclusiva para comerciantes autorizados.
“O encontro com os comerciantes é fundamental para reforçar a nossa preocupação com a segurança do evento através das novas orientações. Dessas novas diretrizes, prezamos também pelo cuidado no abastecimento dos materiais, sendo estes também mediante garrafas pet. Acreditamos que, dessa forma, todos poderão seguir vendendo bem e colaborando com um ambiente ainda mais seguro para a população”, pontuou a secretária de Cultura, Janaína Holanda.
Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Sariny Nobre também reforçou as recomendações da pasta para os comerciantes conforme o decreto de 4 de abril de 2025 e artigo 20 que diz: fica expressamente proibida a posse, a distribuição e a comercialização, de bebidas acondicionadas em recipientes de vidro como garrafas, copos e similares, inclusive no interior de camarotes, imóveis que estejam servindo como camarote, prédios, restaurantes, bares, lojas e afins. Também foi comunicada mudança no horário de abastecimento das barracas e conservadores que passa a ser das 7h às 15h.
“O objetivo da nossa reunião foi trazer às definições relativo aos novos horários de abastecimento, agora das 7h às 15h, que vem justamente para garantir mais organização e segurança em todo o entorno da Estação das Artes. Essa mudança facilita a atuação das nossas equipes de fiscalização, cuja missão é assegurar que as normas sejam cumpridas, especialmente no que diz respeito à proibição de garrafas de vidro. O nosso compromisso é garantir um "Mossoró Cidade Junina" seguro e bem estruturado para todos, comerciantes, moradores e público.”
"Por questão de segurança, a gente resolveu tomar algumas medidas proibindo, além do que já era proibido, a entrada total de copo térmico, garrafa térmica e os comerciantes também deverão utilizar a garrafa pet. Queremos evitar acidentes ou mesmo um dano", afirmou o secretário de Segurança, Walmary Costa.
Itens permitidos:
- Bebidas em lata
- Garrafas plásticas (PET)
Itens vetados
- Copos térmicos
- Garrafas térmicas
- Garrafas de vidro
- Coolers e bolsas térmicas
- Objetos cortantes, mesas e cadeiras