quarta-feira - 01/10/2025
Prefeitura e Uern iniciam curso de “Manejo Clínico de Feridas” para profissionais da saúde
Por: Italo Bruno
Na tarde desta quarta-feira (1º), a Prefeitura de Mossoró, em parceria com a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN), deu início ao curso “Manejo Clínico de Feridas”. A aula inaugural aconteceu na sala multiúso da instituição e marcou o primeiro de quatro encontros programados para o mês de outubro, com atividades nos dias 1, 15, 22 e 29.
A formação é voltada para enfermeiros, técnicos de enfermagem do município e estudantes da Uern. Com carga horária prática e teórica, o curso busca qualificar ainda mais os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) no cuidado e tratamento de pacientes com lesões de pele, promovendo atualização científica e troca de experiências.

Segundo Isabel Melo, coordenadora de referência técnica da política de doenças crônicas não transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa responde a uma demanda da rede. “O curso é dividido em quatro módulos, iniciando hoje com consulta de enfermagem em pacientes com lesões de pele, especialmente em casos de diabetes. Também teremos avaliação de feridas, estudo sobre coberturas e aulas práticas de curativos. É uma atualização muito esperada pelos nossos profissionais”, explicou.
A programação contempla desde a avaliação clínica até a escolha das coberturas adequadas, passando pelo cuidado com o pé diabético e técnicas práticas de curativos. A proposta visa oferecer uma formação integrada, que una a vivência dos profissionais da rede municipal à produção acadêmica dos estudantes e docentes da Uern.

Para a estudante Alicia Kauany, do 6º período de Enfermagem da Uern, participar da iniciativa é enriquecedor. “Esse curso é importante não apenas para os alunos, mas também para os profissionais da atenção primária. Ele possibilita atualização sobre o tratamento de feridas e nos prepara melhor para atender às demandas da população”, afirmou.
O curso “Manejo Clínico de Feridas” vai além da capacitação técnica, mas mostra também a necessidade de valorização dos profissionais que diariamente cuidam da população. Os próximos encontros, nos dias 15, 22 e 29 de outubro, darão continuidade a essa capacitação, que deve refletir em um atendimento cada vez mais humano nas unidades de saúde do município.
