quarta-feira - 11/12/2024

Prefeitura de Mossoró reconhece e valoriza boas práticas de alfabetização na Rede Municipal

Prefeitura de Mossoró promoveu na noite desta quarta-feira (11) o workshop “Boas Práticas de Alfabetização: compartilhando saberes”

Por: Maricelio Almeida

Professores socializaram práticas exitosas na alfabetização dos alunos — Foto: Divulgação (PMM) Professores socializaram práticas exitosas na alfabetização dos alunos — Foto: Divulgação (PMM)

A Prefeitura de Mossoró promoveu na noite desta quarta-feira (11) o workshop “Boas Práticas de Alfabetização: compartilhando saberes”, atividade que reconheceu e valorizou iniciativas desenvolvidas por professores da Rede Municipal de Ensino voltadas ao processo de alfabetização dos alunos ao longo do ano de 2024. O evento foi realizado na Universidade Potiguar (UnP), sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

“Um dos eixos da política Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), da qual Mossoró recebeu o Selo Ouro do Ministério da Educação, com pontuação máxima, é o de boas práticas, então nós estamos, nesse workshop, socializando entre os professores da Rede Municipal de Ensino, essas boas práticas, o que é algo extremamente relevante, não só porque é um dos eixos da política, mas também como uma oportunidade de promover uma aprendizagem colaborativa”, destacou o secretário municipal de Educação, professor Marcos Oliveira.

Professor Marcos Oliveira, secretário de Educação

Uma das boas práticas compartilhadas no workshop foi o trabalho realizado pela professora Rosely de Sousa Fernandes, da Escola Marineide Pereira da Cunha, que encontrou na ludicidade dos jogos uma forma de atrair a atenção dos alunos e estimular o aprendizado das crianças.

Professora Rosely de Sousa

“Trabalhamos com o lúdico, com o brincar, e elas aprendem porque participam do jogo desde o primeiro momento. Fazemos jogos com palavras, com sílabas, numerais, mas principalmente abordando a Língua Portuguesa. A aprendizagem não é só o professor ensinando, mas é essa interação, esse movimento na sala de aula que faz com que as crianças realmente aprendam, e aí o processo de alfabetização avança”, pontuou a docente.

Docentes compartilharam experiências ao longo do workshop

O professor Júlio Ulisses Filho, da Escola Municipal Izabel Fernandes, unidade que funciona 100% em tempo integral, também socializou suas experiências exitosas no workshop. “Nossa prática é ligada à tecnologia e sustentabilidade da Escola Izabel Fernandes, tanto no sentido de inovação como também de programação, desenvolvendo, por exemplo, aplicativos ligados às redes sociais”, resumiu.

Coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a professora Rilzonete Batista reforça a importância da iniciativa promovida pela Prefeitura, que entregou ainda certificados aos professores e às escolas reconhecidas na noite desta quarta-feira (11).

Evento reuniu docentes convidados e inscritos, além de diretores

“O workshop foi organizado com muito zelo, carinho. A gente traz as práticas exitosas desses professores, para mostrar o trabalho deles com nossas crianças, um trabalho que impacta na alfabetização, porque o nosso pensamento é: não basta uma criança ser alfabetizada, ela precisa ser letrada, não só saber ler e escrever, precisa interpretar, compreender, para entender as linguagens existentes na sociedade”, comentou.

Articuladora municipal da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), a professora Joralice Cristina de Morais também ressalta a relevância do workshop. “Durante todo o ano a gente já vem preparando, conversando um pouco com os professores e mostrando a importância de boas práticas, porque é na sala de aula, nesse contexto do dia a dia que os professores inovam, fomentam novas práticas, que hoje a gente vem compartilhar com os demais”, enfatizou.

Certificados entregues aos professores e escolas

O workshop foi aberto com apresentação do coral de alunos da Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças. Além dos docentes convidados e inscritos, o evento contou com a participação da diretora executiva de Educação, professora Evanice Fernandes; da diretora de Planejamento e Gestão Educacional da SME, professora Gilneide Lobo; supervisores e técnicos da SME, bem como diretores das unidades de ensino.

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