sexta-feira - 04/04/2025

Prefeitura de Mossoró realiza abertura do Programa Saúde na Escola 2025-2026

Por: Thiago Braga

Walmir Alves (SECOM/PMM) Walmir Alves (SECOM/PMM)

Na manhã desta sexta-feira (4), a Prefeitura de Mossoró realizou a solenidade de abertura do Programa Saúde na Escola (PSE), ciclo 2025-2026. O evento inaugural foi realizado no auditório da reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), reunindo profissionais das áreas da Saúde e Educação.

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE busca contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, no enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

"O PSE é um programa capitaneado pela Secretaria de Saúde. É uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação pra poder fortalecer e executar as atividades. Nesse primeiro momento, estamos reunindo os profissionais da saúde, que estarão envolvidos diretamente nas ações realizadas nas escolas públicas", informou Almir Mariano, secretário municipal de Saúde.

Almir Mariano, secretário municipal de Saúde. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)
Aline Oliveira, coordenadora do PSE. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

O Programa Saúde na Escola, política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. "Aqui discutimos ações que foram traçadas, os temas que foram traçados pelo Ministério da Saúde, que são 14 temas a serem trabalhados. São propostas que a gente vai trazer para os articuladores, os personagens da saúde, pra realizar as ações", explicou Aline Oliveira, coordenadora do PSE.

"O programa Saúde na Escola é muito importante. A parceria junto com a Saúde é de extrema importância para os nossos alunos. Agradecemos às equipes da Saúde, às equipes das UBSs, que atendem a essa grande rede municipal com processos de conscientização e da própria prevenção", evidenciou Leonardo Dantas, secretário municipal de Educação.

Anterior Próximo