sábado - 23/11/2024
Prefeitura de Mossoró realiza 1ª Copa de Adolescentes assistidos nos CRASs
A Prefeitura de Mossoró realizou neste sábado (23), a 1ª Copa de Adolescentes assistidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs)
Por: Solange Santos
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), realizou na manhã deste sábado (23), a 1ª Copa de Adolescentes assistidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini.
Titular da Semasc, Etevaldo Almeida ressalta a importância da realização de eventos como este, envolvendo crianças e adolescentes com o esporte.
“A importância desta ação é para que a gente possa evidenciar os nossos CRASs. Essa é uma atividade desenvolvida durante o ano a partir de uma articulação da Semasc com a Secretaria de Esporte e hoje é um dia de integração desses jovens aqui no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini”, declarou.
“Para nós é uma satisfação imensa estar vivenciando esse primeiro momento de Copa dos CRASs. A intenção principal é convidar o adolescente, a criançada, a nossa juventude, a conhecer o espaço do Ginásio Municipal e viver um dia diferente. Fizemos toda uma logística para que esse dia pudesse acontecer. Hoje está sendo uma grande realização e eu tenho certeza que esse dia vai ficar marcado tanto na cabeça como também no coração de cada jovem que está aqui”, acrescentou a secretária Larissa Maciel.
Gerente de Proteção Social Básica da Semasc, Marwyla Lima explica de que forma foi pensada e articulada a 1ª Copa de Adolescentes dos CRASs, envolvendo algumas modalidades como: Queimada, Futsal, Vôlei entre outras, com o objetivo de levar cada criança e adolescente a se identificar com o esporte da sua preferência.
“O serviço de convivência para adolescentes é ofertado nas nossas unidades de atendimento, um serviço extremamente importante porque agrega cultura, lazer e cidadania aos nossos adolescentes. E aí essa parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Esporte só veio concretizar os nossos objetivos. Esses jovens passaram por atividades esportivas nas nossas unidades e foi aí que surgiu a ideia de estarmos unindo todos eles que são assistidos nos CRASs para que juntos pudessem realizar um grande campeonato”, enfatizou.
As crianças e adolescentes que participaram da Copa expressaram alegria e contentamento com o momento de lazer, considerando de grande relevância a interação entre eles.
“Eu achei bem importante essa Copa para manter nosso físico funcional, para não acabarmos nos tornando um sedentário ou uma sedentária. É bastante importante, principalmente para o nosso psicológico, ter uma distração de vez em quando é sempre bom”, disse Danilo Filho, 14 anos, do CRAS Quixabeirinha.
“Eu achei uma ideia muito boa, porque pode reunir mais pessoas e aí podemos mostrar nosso futebol", pontuou Davi Marques, 13 anos, do CRAS Sumaré.
“Eu achei bem importante, pois a maioria dos adolescentes não têm a oportunidade de incluir o esporte dentro do CRAS”, concluiu Ana Amélia, 14 anos, do CRAS Quixabeirinha.