terça-feira - 01/04/2025
Prefeitura de Mossoró leva melhoramento genético para animais da zona rural
Por: Edinaldo Moreno

O trabalho de melhoramento genético de rebanho de pequenos agricultores beneficiados pela medida, realizado pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), continua registrando o nascimento dos primeiros filhotes através da inseminação artificial.
Outros dois animais nasceram nos últimos dias através da técnica de inseminação. Desta vez, os nascimentos foram registrados na comunidade rural Santa Elza. Os dois primeiros filhotes nasceram na comunidade de Barrinha dos Néo, na propriedade do agricultor Raimundo Rodrigues. O primeiro filhote nasceu no dia 14 de fevereiro e o segundo em 4 de março, durante o Carnaval.
As atividades desenvolvidas pelo "Mossoró Rural" permitem ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, aos manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo. Coordenador de Pecuária da Seadru, Aluísio Sousa destaca a importância do programa para os produtores beneficiados pelo melhoramento genético do rebanho.
“Começamos a colher os frutos do projeto de melhoramento genético aqui no município, onde a princípio houve o nascimento de quatro animais, todas fêmeas. Temos muitos outros produtores que receberam a inseminação que logo, logo esses animais que ficaram prenhes vão iniciar a parição”, iniciou o coordenador que ressaltou ainda que muitos desses agricultores não teriam condições de aplicar esse melhoramento genético em seus rebanhos, respectivamente.
“Muitos desses produtores não têm condições de adquirir um serviço de inseminação, propriamente dito, e a Prefeitura organizando esse tipo de serviço à população com o apoio de instituições muito importantes, como Sebrae, Senar conseguimos realizar esse tipo de serviço para essas pessoas. Muitos animais ainda vão nascer e a expectativa é durante o ano atingir novos produtores e contribuir de fato com o melhoramento genético na bovinocultura no município”.
Os produtores beneficiados recebem assistência técnica e consultoria. A medida faz parte do programa “Mossoró Rural”. Desde o inicio do projeto, em março de 2024, já foram realizados 80 procedimentos. O projeto tem por objetivo melhorar o potencial genético dos animais e aumentar a produção leiteira.
“É uma sensação muito boa essa de participar de um programa como o 'Mossoró Rural'. Antes a gente só via no celular e acontecia com produtores que tinham condições e agora com a Prefeitura de Mossoró disponibilizando essa inseminação é muito importante para a gente. Fiz todo o procedimento e já estou colhendo os frutos desse projeto de melhoramento genético. Nasceram duas bezerras nessa primeira inseminação e tenho outras vacas também para parir nos próximos meses”.