terça-feira - 12/08/2025
Patrulha Maria da Penha e CRMB mobilizam alunos em ação educativa do "Agosto Lilás" no bairro Belo Horizonte
Por: Italo Bruno

Na manhã desta terça-feira (12), a Patrulha Maria da Penha (PMP), da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com o Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB), promoveu mais uma ação educativa dentro da campanha "Agosto Lilás". A atividade aconteceu na Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros, no bairro Belo Horizonte, e reuniu alunos do Ensino Médio para um bate-papo sobre prevenção, tipos de violência e canais de denúncia.
A GCM Isabela Almeida, da Patrulha Maria da Penha, destacou que agosto é um mês simbólico, marcado pelo aniversário da Lei Maria da Penha, e reforçou a importância da denúncia. “Estamos participando de ações de conscientização e fortalecimento da denúncia, fundamental para impedir que mais casos de violência aconteçam. É essencial que as pessoas conheçam os tipos de violência, saibam identificar e denunciem pelos canais 153 ou WhatsApp 98631-7000”, afirmou.
Psicóloga do CRMB, Virna Albuquerque ressaltou que a campanha envolve toda a rede de proteção à mulher e precisa do engajamento de diferentes setores da sociedade. “A rede não é só o CRMB ou a Patrulha. Cada um de nós faz parte dela. Trazer informações para escolas, hospitais, UBSs e CRASs é fundamental para que mulheres vítimas de violência saibam que podem contar com apoio. Também buscamos desconstruir tabus e explicar, de forma acessível, como buscar ajuda”, pontuou.
Para os estudantes, momentos como este são fundamentais na formação cidadã. Pedro Gustavo, aluno do terceiro ano do Ensino Médio, destacou o impacto da iniciativa. “É muito importante termos ações de conscientização sobre a mulher, essencial em nossas vidas. Precisamos sempre reforçar a igualdade entre gêneros e garantir que ela possa viver naturalmente, com os mesmos direitos que qualquer pessoa. Desde o primeiro ano até agora, no terceiro, esse trabalho nos ajuda a formar uma consciência sólida sobre o respeito e a valorização da mulher”, afirmou.
O "Agosto Lilás" é uma campanha nacional que busca reforçar o combate à violência contra a mulher e divulgar canais de apoio e acolhimento. Em Mossoró, as ações seguem acontecendo em diferentes espaços, com palestras, rodas de conversa e mobilizações comunitárias.