quarta-feira - 10/09/2025

Orquestra Sinfônica de Lisboa se apresenta em Mossoró dentro do projeto de Musicalização Infantil

Os alunos assistiram e participaram da apresentação do musical “O Pequeno Príncipe”, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado

Por: Sayonara Amorim

Walmir Alves (Secom\PMM) Walmir Alves (Secom\PMM)

Nesta terça-feira, mais de 400 alunos das unidades de educação infantil, da Rede Municipal de Ensino, tiveram uma manhã recheada de encanto e musicalidade. Eles assistiram e participaram da apresentação do musical “O Pequeno Príncipe”, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Lisboa - Portugal, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Uma iniciativa protagonizada pela Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação.

Todo trabalho educativo-cultural foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, que viabilizou a participação de Mossoro na turnê, reservando a pauta no Teatro e, em conjunto com a Secretaria de Educação, promoveu a realização das formações e proporcionou a sessão gratuita para alunos da rede municipal e jovens dos Centros de Referência da Assistência Social- CRAS. 

"Essas ações são importantes porque tem a função pedagógica de formar plateias para música erudita e musicalizacao. Sem falar do processo de inclusão, ou seja oportunidade bons espetáculos para nossos jovens e de forma gratuita", descreve a Secretária de Cultura, Janaína Holanda. 

A participação dos alunos e professores da educação infantil na apresentação da Orquestra de Lisboa no teatro faz parte do projeto de Musicalização Infantil que está sendo implantado pela Prefeitura de Mossoró. No dia (16) do mês passado, aconteceu a segunda etapa de formação prática destinada aos professores de música e pedagogos. A atividade foi conduzida pelo maestro Miguel Pernes, da Orquestra Sinfônica de Lisboa. O projeto contou com total isenção dde taxas para a realização da formação.

A primeira etapa de formação do projeto de Musicalização Infantil – A Trilha dos sons: ouvir, sentir e criar aconteceu no dia (7) de agosto. Todas as etapas estão sendo acompanhadas pela Coordenadoria de Educação Infantil da SME. “Esse projeto tem uma importância pedagógica muito grande. Porque a música é uma linguagem universal e contribui muito para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo da criança. Ou seja, ela contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Oportunizar momentos como esse, de aprendizagem e encantamento, também é propósito do projeto de musicalização na educação infantil. E que estar aqui hoje é uma grande conquista, porque estamos tendo a oportunidade de contato com a música erudita. Esse momento de hoje, com certeza, ficará marcado na vida das crianças”, destacou a supervisora técnica-pedagógica da SME, Marcia Núbia da Silva Oliveira.

Para o professor de música Bruno Hermínio, o projeto de musicalização representa uma nova forma de pensar a educação. “Nós iniciamos o projeto de musicalização que tem como foco a educação infantil e inicialmente iremos atuar em oito unidades, mas a ideia é que o projeto se estenda para toda a rede. Nós tivemos uma formação com a Orquestra de Lisboa, sob a orientação do maestro Miguel, para preparar professores e pedagogos para trabalhar a música com as crianças. E que a música seja uma nova forma de pensar a educação”, ressaltou Bruno Hermínio.

O secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, acrescentou que o projeto de musicalização é uma parceria entre a SME e a Secretaria Municipal de Cultura. “Esse projeto de musicalização está sendo desenvolvido inicialmente nas unidades de educação infantil. No mês de agosto, os professores tiveram uma formação com a Orquestra de Lisboa e hoje os alunos estão aqui interagindo com o espetáculo, num momento muito bonito para os alunos e para todos os envolvidos no projeto”, comentou o secretário Leonardo Dantas

Anterior Próximo