quarta-feira - 29/01/2025
Mossoró sedia a 4ª edição da Undime/RN em Movimento 2025
Por: Italo Bruno

Mossoró recebeu, nesta quarta-feira (29), a 4ª edição da Undime/RN em Movimento 2025 (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado), um encontro voltado à educação e à capacitação de gestores, técnicos e educadores. O evento aconteceu no auditório da Universidade Potiguar (UnP) e reuniu prefeitos, secretários municipais de educação e profissionais da área para discutir estratégias, desafios e avanços na educação pública.
O prefeito Allyson Bezerra destacou a importância do evento para fortalecer a educação em Mossoró e em toda a região.
“A Undime está de parabéns pelo trabalho desenvolvido na educação do nosso Estado. Essa parceria entre prefeitos, secretários e gestores municipais é essencial para fomentar a educação e garantir avanços concretos. Em Mossoró, temos investido fortemente na educação com a reforma e construção de escolas, ampliação de vagas, implantação do ensino integral e modernização da rede de ensino. Educação é a base para o desenvolvimento de qualquer cidade”, afirmou o prefeito.
A programação incluiu palestras e debates organizados em três salas temáticas, abordando aspectos pedagógicos, administrativos e técnicos da gestão educacional. A iniciativa faz parte da caravana da Undime RN, que percorre o Estado levando orientações para equipes gestoras das secretarias municipais de educação.
Secretário municipal de Educação, Leonardo Dattas também ressaltou a relevância de Mossoró sediar o evento e a troca de experiências promovida entre os municípios.
“A Undime é uma grande parceira da Secretaria Municipal de Educação. Estamos iniciando uma nova gestão e já percebemos a importância desse trabalho conjunto. Hoje é um dia extremamente significativo, pois estamos recebendo secretários de toda a região, prefeitos e equipes técnicas para discutir estratégias pedagógicas e fortalecer parcerias. Apesar do momento de transição na secretaria, já estamos com esse compromisso de garantir uma educação de qualidade para nossas crianças”, destacou o secretário.
Já a presidente da Undime RN, Joária Vieira, enfatizou o papel do encontro na capacitação de dirigentes municipais e suas equipes técnicas.
“A caravana da Undime RN percorre todo o Estado com o objetivo de orientar os gestores e suas equipes sobre temas fundamentais para a educação pública. Em Mossoró, organizamos salas temáticas para discutir diferentes aspectos da gestão educacional, desde questões administrativas até estratégias pedagógicas. Esse é um momento de troca de conhecimentos e fortalecimento da educação nos municípios”, explicou Joária.
O evento reforça Mossoró como referência na educação e renova o compromisso da gestão municipal com a qualificação e o aprimoramento da rede de ensino, garantindo que alunos e profissionais da educação tenham acesso a melhores condições e oportunidades de aprendizado.