terça-feira - 09/12/2025
Mossoró se prepara para ofertar implante contraceptivo de longa duração
Por: Thiago Braga
O Município de Mossoró entrou na fase de preparação para oferta à população do implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel. Mais conhecido como implanon, o novo método será disponibilizado via Sistema Único de Saúde (SUS) na rede municipal.
O novo método é considerado vantajoso em relação aos já existentes por sua longa duração — age no organismo por até três anos — e alta eficácia. A medida busca prevenir gestações não planejadas
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu capacitação com enfermeiras sobre o novo metodo contraceptivo. A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde Antônio Carlito Júnior, no Parque Universitário, região do bairro Vingt Rosado.
"Nós estamos num momento de treinamento para a inserção do implante subdérmico contraceptivo que é o famoso Implanon, um método extremamente novo, eficaz e de longa duração que nós recebemos aqui no nosso município pelo Ministério da Saúde. Uma profissional específica veio para fazer o treinamento aqui com as nossas profissionais. A partir daí, desse momento, nós vamos fazer um cronograma para que esse método esteja acessível em várias unidades de saúde. Vamos fazer isso com muita cautela, com muita segurança. Mas com muito acesso para que todas as mulheres e pessoas que gestam possam escolher e ele ser mais uma opção de contracepção no nosso município", informou Diana Fernandes, coordenadora de Saúde da Mulher do município.
No Rio Grande do Norte, Mossoró é um dos dez municípios prioritários que recebem a novidade. "Estamos fazendo este trabalho junto ao Ministério da Saúde que é um trabalho de qualificação dos médicos e enfermeiros da Atenção Primária para a disponibilização e oferta deste novo método contraceptivo que hoje está disponível para o SUS. Um método contraceptivo seguro, simples e que, como o próprio nome diz, é de longa duração. Nesse movimento, inicialmente com 10 municípios prioritários, Mossoró é um deles, e a partir desse momento, as munícipes de Mossoró vão contar com esse método contraceptivo nas unidades básicas de saúde", declarou Chyrly Moura, enfermeira facilitadora.
Além de prevenir a gravidez não planejada, o acesso ao contraceptivo colabora para a redução da mortalidade materna, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O compromisso do Ministério da Saúde é de reduzir em 25% a mortalidade materna geral e em 50%, entre mulheres negras até o ano de 2027.

"Implanon é um método contraceptivo hormonal que é implantado por uma via subdérmica, ele fica abaixo da pele e ele fica liberando uma quantidade na dosagem hormonal mensal para que seja evitado a gravidez com o método contraceptivo. Ele é implantado sob anestésico, a gente faz uma anestesia local e faz um implante e não precisa cortar nem suturar nada não, ele já fica implantadinho lá no braço da paciente. Ele tem uma durabilidade de 3 anos, a paciente implanta e fica durante 3 anos sem precisar usar outro tipo de método contraceptivo, porque ele já vai fazer essa função", explicou Elizabete Câmara, enfermeira.
Durante o treinamento, na UBS do Parque Universitário, mulheres tiveram a oportunidade de receberem informações acerca do método contraceptivo, bem como a inserção do implante subdérmico. "Eu estou achando um momento extremamente importante, principalmente para a saúde brasileira, porque muitas não têm muito acesso ao serviço, porque é um método caro no momento. E para pessoas como eu, para pessoas que utilizam o SUS, é um momento extremamente muito importante", disse Marina dos Santos, moradora da região.
SOBRE O MÉTODO - De acordo com o Ministério da Saúde, o implante subdérmico é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia, considerado vantajoso em relação a outras opções. Ele atua no organismo por até três anos, sem necessidade de intervenções durante esse período. Passado esse período, o implante deve ser retirado e, se houver interesse, um novo pode ser inserido imediatamente pelo próprio SUS. A fertilidade retorna rapidamente após a remoção.