terça-feira - 28/01/2025

Mossoró se destaca na emissão de CAF no Rio Grande do Norte

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/ARQUIVO) Wilson Moreno (SECOM/PMM/ARQUIVO)

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar beneficiários das políticas públicas voltadas para o agricultor familiar. A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), vem se destacando na emissão do documento.

A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura de Mossoró, com base nos dados do Sistema CAF, mostra que, desde 2022, o percentual de confecção do documento vem crescendo e atingindo recorde em 2024.

Pelos dados disponibilizados, em todo o período (novembro de 2022 a dezembro de 2024) foram emitidas 1.145 CAFs, sendo que 52% confeccionadas pela Secretaria de Agricultura do município. No ano passado o índice de emissões de CAFs pela Seadru atingiu 61,2% das 528 emitidas na cidade.

“É um trabalho diário junto com as comunidades rurais de Mossoró, através dos mutirões que a Secretaria vem realizando ao longo desse período. Lembrando que essa porcentagem que atingimos é todos esses CAFs feitos no município”, destacou Cleiton Dantas, gerente executivo de Recurso Hídricos.

Os mutirões a que se refere Cleiton Dantas são realizados nas comunidades rurais do município. A Secretaria de Agricultura leva o serviço diretamente ao agricultor para evitar o deslocamento dele a cidade. A iniciativa conta também com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), com a oferta dos serviços do Cadastro Único.

Anterior Próximo