segunda-feira - 19/01/2026

Mossoró recebe novo lote com 500 doses de vacinas contra bronquiolite

Vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde.

Por: Thiago Braga

Foto: Divulgação/PMM Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Mossoró recebeu mais lote de vacinas contra bronquiolite. Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu um quantitativo de 500 doses da vacina que já está disponível na rede desde dezembro do ano passado.

A nova vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) é destinada a gestantes a partir da 28ª semana, visando proteger os recém-nascidos dos casos de bronquiolite. A vacina oferece proteção aos bebês, uma vez que os anticorpos gerados na gestante são transferidos para o recém-nascido.

Em Mossoró, segundo a Coordenação de Imunizações do município, o público-alvo compreende 3.227 mulheres gestantes. No ato de vacinação, é importante que a gestante apresente documento que comprove sua inclusão no grupo de contempladas para receber o imunizante.

"As Unidades Básicas de Saúde do município estão abastecidas com a vacina. Com isso, as gestantes que integram o público-alvo podem ir buscar uma unidade para se proteger contra a doença, que é uma das principais causas de internação, principalmente das crianças. A vacinação traz proteção em dose dupla, porque protege a mãe e protege a criança", explicou Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações. 

E ainda: "Se a gestante ainda não tomou sua dose contra o vírus sincicial respiratório deve estar buscando uma das unidades básicas de saúde do município na qual está sendo ofertada a vacina. Além das unidades, aqueles pontos extras quando se tem alguma atividade no final de semana ou até mesmo em horários distintos. Reforçamos o convite e na oportunidade atualizar o que é permitido para a gestante conforme os esquemas das demais doses com relação a dTpa, difiteria, tétano, coqueluche, hepatite B, influenza e Covid-19", acrescentou.

A vacina contra bronquiolite ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) reduz riscos de hospitalização e complicações graves. A proteção é uma medida importante para a saúde pública, especialmente para crianças prematuras e com comorbidades.

Anterior