quarta-feira - 25/06/2025
Mossoró realiza 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Conselho da Pessoa Idosa realiza 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Por: Solange Santos

O Conselho da Pessoa Idosa de Mossoró realizou nesta terça-feira (25) a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa visando discutir melhorias para que essa população possa ter um envelhecimento saudável. Participaram do evento idosos de Mossoró, equipe da rede de apoio que trabalha diretamente com esse público e instituições não governamentais.

“Hoje estamos realizando a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa idosa de Mossoró, inserida na 6ª Conferência Nacional realizada no Brasil inteiro. O objetivo é discutir melhorias para que a pessoa idosa tenha seu envelhecimento saudável. Portanto, é importante que se faça essas conferências para discutirmos propostas, para serem criadas políticas públicas que tragam uma vida melhor para eles”, declarou Joana Amélia, presidente do Conselho do Idoso de Mossoró.
O Conselho do Idoso é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc). Titular da pasta, Etevaldo Almeida destaca a importância de buscar melhorias para os idosos do município de Mossoró.

"A Semasc tem como principal objetivo dar suporte à política pública, especialmente vinculada à pessoa idosa, nessa articulação para além de pensar política pública a partir dos nossos serviços. Nós temos equipamentos que trabalham com a pessoa idosa, como o Centro de Convivência do Idoso (CCI), Casa da Nossa Gente (CNG), mas também as atividades nos nossos equipamentos, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs). Ressalto também que toda essa articulação da Conferência tem vinculação diretamente com a Semasc, porque o Conselho da Pessoa Idosa também está articulado com a nossa secretaria. Hoje estamos realizando e cumprindo com a meta da conferência municipal para podermos pautar a política pública de estado da pessoa idosa, tomando como referência as sugestões, as proposições, o entendimento do que elas precisam", enfatizou.
Ronildo Soares é um dos assistidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Quixabeirinha. Ele foi um dos idosos que estavam presentes à Conferência. Ronildo fez questão de externar sua satisfação com o atendimento que ele e a esposa recebem na Semasc.

“Tenho sido muito bem recebido lá no CRAS Quixabeirinha, as pessoas são ótimas. Quem primeiro participou foi minha esposa, depois eu fui. Toda equipe cuida muito bem da gente. E essa Conferência é muito importante para nós que somos idosos, pois precisamos que nossos direitos sejam respeitados por todos, inclusive pela nossa família”, concluiu.