quarta-feira - 06/08/2025
Mossoró é selecionada para programa de inovação na Região Nordeste
O CONE tem objetivo de fomentar a inovação no setor público, unindo gestão pública, startups e entidades do ecossistema de inovação.
Por: Larissa Maciel

O município de Mossoró, através da atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint), está entre as quatro cidades selecionadas como “cidades piloto” para o Programa - Conexões Inovação Aberta Nordeste (Cone). Fortaleza–CE, Montes Claros–MG e Feira de Santana–BA complementam a seleção.
Este programa visa fomentar a inovação no setor público, unindo gestão pública, startups e demais entidades que fazem parte do chamado ecossistema de inovação. A seleção é comemorada pelo secretário da pasta, Pedro Fernandes.
“O Programa CONE tem um objetivo estratégico para nós. Isso significa que poderemos encontrar soluções criativas e eficazes para os desafios da nossa gestão, o que se traduz em serviços públicos mais modernos, eficientes e de maior qualidade para o cidadão. Essa é uma oportunidade única para reforçarmos nosso compromisso com a modernização e com a inovação, mostrando que a tradição e o futuro caminham juntos em nossa cidade. Estamos prontos para abraçar esse desafio e construir, em parceria com nosso ecossistema local de inovação, um futuro ainda mais promissor para Mossoró", afirmou Pedro.
O programa prevê a disponibilização de mais de 200 milhões de reais ao longo de sua execução, voltado para o financiamento de soluções inovadoras entre município da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
"Mossoró fazer parte deste projeto-piloto, onde apenas quatro municípios foram contemplados para desenvolver atividades voltadas para compras públicas de inovação, é motivo de grande orgulho. Essa seleção, para nós da Gerência de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Mossoró, reforça a importância da inovação para o crescimento do município. A consolidação deste projeto, alinhada com a regulamentação da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que está sendo discutida pelo Conselho e seus Grupos de Trabalho, só demonstra o nosso compromisso com a construção de uma Mossoró mais inovadora”, destacou Evillin Santana, gerente de inovação.