Mossoró é a única cidade do Nordeste a receber o “Ateliê da Moda”

Mossoró tem um motivo a mais para celebrar: é a única cidade do Nordeste a receber o "Ateliê da Moda" nesta turnê nacional. Após a passagem pelo Rio Grande do Norte, o projeto segue na próxima semana para o Rio de Janeiro, ampliando seu alcance e transformando realidades por onde passa.

Por: Solange Santos

Fotos: Walmir Alves (Secom/PMM) Fotos: Walmir Alves (Secom/PMM)

Mossoró vive um momento especial nesta semana com a chegada da carreta do projeto “Ateliê da Moda”, uma iniciativa itinerante que promove capacitação profissional gratuita na área de corte e costura. A ação é fruto da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinada pela Brava Energia. O Ministério da Cultura e Brava Energia apresentam, realização Instituto Educare com o apoio da Prefeitura de Mossoró.

Durante seis dias, de 22 a 27 de abril, 36 costureiras e costureiros estão participando de aulas teóricas e práticas dentro da carreta-escola, estacionada na Praça de Eventos. A maioria dos participantes é atendida pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs). O curso tem carga horária de 20 horas, dividido em dois módulos: básico (das 9h às 12h) e intermediário (das 14h às 17h), sob a curadoria do renomado estilista Walério Araújo.

Além de capacitar profissionalmente, o projeto tem como objetivo fortalecer a inclusão produtiva e a geração de renda por meio da moda. É formação e autonomia para pessoas que já possuem talento, mas precisam de oportunidade. 

Roger Coutinho é o professor do curso de corte e costura do “Ateliê da Moda”. Ele compartilha com os alunos inscritos a experiência de 10 anos de carreira na área da moda.

“Estou muito feliz de estar aqui na cidade de Mossoró trazendo esse projeto, 'Ateliê da Moda', que  capacita futuros profissionais. Eu posso compartilhar muito do que eu tenho aprendido ao longo de 10 anos de carreira na modelagem corte e costura e cinco anos de designer de moda. A minha vontade é realmente agregar muito e trazer essa capacidade de aumentar a visibilidade da moda e da cultura por onde a gente passa”, enfatizou.

Participam da capacitação pessoas com idade entre 16 e 50 anos. Genilda Melo e Rute da Costa se inscreveram e aprovaram a iniciativa da capacitação em corte e costura para Mossoró.

“Aprendizagem é sempre muito bom. Então, para mim, que eu já tenho ateliê de costura, vai somar mais e aqui eu estou vendo que tem muita gente para iniciar, que não sabe mexer na máquina. Então isso gera um conhecimento, uma nova profissão para várias mulheres e homens que estão aqui. É uma oportunidade única um ateliê desse, muito belo, organizado, tudo muito lindo, só temos que agradecer e enriquecer nosso conhecimento”, disse a costureira Genilda Melo.

“Eu achei muito boa a ideia do curso de corte e costura do 'Ateliê da Moda', sempre tive muita vontade de aprender a costurar e nunca tive a oportunidade de pegar em uma máquina. Mônica, a diretora do CRAS Barrocas, me inscreveu e acho que agora vai dar certo eu aprender”, concluiu Rute da Costa, usuária do CRAS Barrocas.

Mossoró tem um motivo a mais para celebrar: é a única cidade do Nordeste a receber o "Ateliê da Moda" nesta turnê nacional. Após a passagem pelo Rio Grande do Norte, o projeto segue na próxima semana para o Rio de Janeiro, ampliando seu alcance e transformando realidades por onde passa.

Anterior Próximo