quinta-feira - 17/04/2025
Moradores da zona rural têm peixe garantido na tradicional Semana Santa
Prefeitura garante o tradicional peixe da Semana Santa aos mossoroenses a preço acessível.
Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró segue até esta sexta-feira (18) com o programa “Peixe Popular”, disponibilizando aos mossoroenses das zonas urbana e rural peixe de qualidade num valor mais acessível de R$ 10,00, o quilo. Garantindo que a tradição de consumir o pescado na Semana Santa se perpetue.
Foram distribuídos 14 pontos de venda entre as zonas urbana e rural de Mossoró, para facilitar a comercialização de 40 toneladas de peixes.
“Estamos buscando dar sempre condições para que a população mais carente possa adquirir o peixe no feriado da Semana Santa. E esse ano com uma novidade que nós colocamos em lei, que os próximos governantes que vierem terão que ofertar peixes a preços populares para que a população mais carente tenha acesso ao valor. O peixe é uma tradição cristã e cultural durante esse período. É pensando nisso também, que a Prefeitura de Mossoró se empenha para manter a tradição de comer peixe e num valor mais acessível”, declarou o vice-prefeito Marcos Medeiros.
O programa “Peixe Popular" é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e os pescados são comercializados pelo Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró S/A (AFIM).


“A aceitação do público com o programa ‘Peixe Popular’ tem sido muito positiva. Imagine poder comprar peixe na sua comunidade, no seu polo, sem que precise se deslocar a Mossoró, rodando cerca de 50 km, para adquirir o peixe”, ressaltou Faviano Moreira, secretário de Agricultura.
“Foram disponibilizadas 40 toneladas de peixe para Mossoró, dentro do programa ‘Peixe Popular’, que é um projeto de lei executado pelo Afim, em parceria com a Prefeitura, de forma que a gente possa atender não só a zona urbana, mas a zona rural. Hoje nós estamos aqui no ponto da Maísa, um local bem tradicional porque vai beneficiar o maior público da região, como os assentamentos rurais, evitando que se desloquem a Mossoró para pegar o peixe a um preço popular”, acrescentou Raniere Barbosa, diretor do AFIM.
Este já é o terceiro ano consecutivo que o programa “Peixe Popular” foi implantado. E este ano a Prefeitura de Mossoró apresentou um projeto de lei, na Câmara Municipal, garantindo que nos anos vindouros a população continue tendo acesso ao pescado a preço acessível.

“Eu achei muito bom mesmo botar esse peixe aqui, porque quando não tinha esse aqui, a gente só faltava morrer para comprar um quilo de peixe pelo meio do mundo. E com um peixe desse aqui, graças a Deus, estamos sossegados”, disse Francisco de Moura.

“É um programa excelente, o pessoal aqui da região tem um poder aquisitivo baixo. Então esse peixe vendido nesse valor ajuda muito. Esse é o segundo ano que venho comprar e posso garantir que a qualidade do peixe é muito boa”, concluiu José Cleudo.
CONFIRA OS PONTOS DE VENDA
Quinta-feira (17)
Nova Vida - BR-304 na entrada do bairro
Alto de São Manoel - Ao lado da delegacia
Cobal - Bairro Paredões
Bairro Belo Horizonte - Na Praça da Pirâmide
Bairro Abolição II - Centro Comercial
Mercado do Bom Jardim
Bairro Santo Antônio - Ao lado da UEI Tereza Néo
Bairro Santa Delmira - Praça ao lado do Supermercados Queiroz
Comunidade Rural Jucuri - Ao lado da praça da Igreja Católica
Comunidade Rural Maísa - Ao lado da praça na Academia de Saúde
Comunidade Rural da Barrinha - Ao lado da Escola Municipal
Comunidade de Alagoinha - Casa sede no Assentamento Terra da Esperança
Sexta-feira (18)
Nova Vida - BR-304 na entrada do bairro
Alto de São Manoel - Ao lado da delegacia
Cobal - Bairro Paredões
Bairro Belo Horizonte - Na Praça da Pirâmide
Bairro Abolição II - Centro Comercial
Mercado do Bom Jardim
Bairro Santo Antônio - Ao lado da UEI Tereza Néo
Bairro Santa Delmira - Praça ao lado do Supermercados Queiroz