sexta-feira - 02/05/2025
Monitores do programa “Jovem do Futuro” passam por capacitação
Por: Edinaldo Moreno

Nesta sexta-feira (2), os 101 monitores que participarão da 3ª edição do programa “Jovem do Futuro” passaram por capacitação. A ação ocorreu no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo e contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Fundação para Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern).
O objetivo do encontro foi preparar os monitores para que eles possam ministrar o conteúdo de cidadania aos mais de 1,5 mil alunos inscritos na terceira etapa do projeto realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria da Assistência Social.
“Hoje estamos capacitando os nossos mais de 100 monitores que estarão envolvidos na execução desta primeira etapa do ‘Jovem do Futuro’, que é a formação cidadã. O programa representa para nós que fazemos a assistência social uma possibilidade de contribuir na formação desses jovens, dentre os quais as duas linhas centrais que é a formação cidadã e a formação técnico-profissional”, contou.
Os orientadores dos monitores Rafael Demétrius e Érica Bezerra destacaram a importância da capacitação para os bolsistas que a partir deste sábado estarão nas salas de aula repassando todo o conteúdo aos jovens mossoroenses participantes do programa. Os orientadores apresentaram todo o conteúdo programático para a formação cidadã.
O orientador ressaltou que Mossoró ganha muito a partir da formação dos monitores que vão formar os alunos da terceira etapa do “Jovem do Futuro” a partir deste sábado. “Hoje é um marco importante para a formação, não só dos monitores, mas também da apresentação do material. Ele ficou muito rico com vários temas, diversificado, plural, empreendedorismo, inovação, oratória, rede de contatos, comunicação, ética, cidadania. Os monitores vão receber uma carga horária muito densa de conteúdos e de formação humana para depois partir para a parte técnica”.
Já a orientadora ressaltou a satisfação dos orientadores em participarem do momento. “É uma satisfação a gente estar cumprindo aqui o início da terceira edição do programa ‘Jovem do Futuro’. Temos a ampliação do programa, tanto na quantidade de monitores quanto de jovens. É uma grande alegria poder saber que é um projeto que já está consolidado, beneficiando a sociedade mossoroense, principalmente nossa juventude”.
Os monitores receberam orientações pedagógicas da parte metodológica. Eles fizeram o conhecimento, a testagem do material que será trabalhado em sala de aula a partir deste sábado. Gustavo Adriel é um dos 101 monitores da terceira etapa do “Jovem do Futuro”, não sendo a primeira vez que participa do programa da Prefeitura de Mossoró. Na primeira edição ele foi aluno e contou a alegria de agora estar participando do “Jovem do Futuro” como monitor.
“Acho muito importante de ter participado da primeira turma do programa ‘Jovem do Futuro’, já que eu peguei experiência do que o aluno vai sentir e vou poder melhorar a metodologia do que eu posso passar em sala de aula. O ‘Jovem do Futuro’ foi importante para mim tanto na condição de aluno como agora na monitoria”, disse o aluno do curso de Letras (Inglês), na Univeridade do Estado do Rio Grande do Norte.
AULAS
Titular da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Etevaldo Almeida informou que as aulas da primeira etapa da edição 2025 do “Jovem do Futuro” terão início neste sábado (3) em todos os polos. Ao todo, são 16 polos espalhados pelas zonas urbana e rural do município. O maior número de inscritos está no polo Belo Horizonte.
“As aulas começam amanhã (sábado). Esse será o primeiro dia que estaremos em todas as escolas das redes públicas municipais e estaduais formando os nossos estudantes. Após esses dois primeiros meses iniciaremos a formação técnica profissional”, disse.
No último dia 12 de abril, a Prefeitura de Mossoró realizou a aula inaugural para os 1.521 alunos inscritos no programa. Os alunos tem entre 15 e 17 anos. O evento ocorreu no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini.
A iniciativa já formou 2 mil jovens, em 2023 e 2024, e tem proporcionado aos participantes a oportunidade de se qualificar e ingressar no mercado de trabalho, por meio de formação cidadã e capacitação profissional.
Os jovens selecionados receberam fardamento, material didático e uma bolsa de estudo, cujo valor foi ampliado de R$ 300,00 para R$ 350,00, durante o período de quatro meses.
CONFIRA TERRITÓRIOS
SANTO ANTÔNIO
Locais: Escola Municipal Raimundo Nogueira e Escola Estadual José Nogueira
Inscritos: 181
BELO HORIZONTE
Locais: Escola Municipal Manoel Assis e Escola Estadual Justiniano de Melo
Inscritos: 218
ALTO DE SÃO MANOEL
Locais: Escola Municipal Senador Dinarte Mariz e Escola Municipal José Benjamin
Inscritos: 150
BARROCAS
Locais: Escola Municipal Celina Guimarães, Escola Municipal Antônio da Graça Machado e Escola Estadual Dix-sept Rosado
Inscritos: 155
DOM JAIME CÂMARA
Locais: Escola Municipal Maria do Céu e Escola Municipal Duarte Filho
Inscritos: 81
SUMARÉ
Locais: Escola Municipal Heloísa Leão e Escola Estadual João Paulo Segundo
Inscritos: 123
AEROPORTO
Locais: Escola Municipal Maria Izabel Fernandes e Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima
Inscritos: 131
ABOLIÇÕES
Locais: Escola Municipal Niná Rebouças e Escola Estadual Abel Coelho
Inscritos: 124
SANTA DELMIRA
Locais: Escola Municipal Marineide Cunha e Escola Estadual Diran Ramos do Amaral
Inscritos: 109
VINGT ROSADO
Local: Escola Estadual Jerônimo Rosado Maia
Inscritos: 83
MAÍSA
Local: Escola Estadual Gilberto Rola
Inscritos: 48
JUCURI
Local: Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto
Inscritos: 30
BARRINHA
Local: Escola Municipal Cornélio Barbalho
Inscritos: 30
HIPÓLITO
Local: Escola Municipal Evilásio Leão
Inscritos: 15
PIQUIRI
Local: Escola Municipal Jerônimo Rosado
Inscritos: 8
ALAGOINHA/SÃO JOÃO DA VÁRZEA
Locais: Escola Municipal Genilson Miranda (Alagoinha) e Escola Municipal Doutor José Gonçalves (São João da Várzea)
Inscritos: 5 (Alagoinha) 5 (São João da Várzea)