quinta-feira - 09/07/2026

Idosa deixa de usar bengala após entrar no projeto “Saúde em Movimento”

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM) Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o projeto “Saúde em Movimento” em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Mossoró. A ação é voltada à promoção da saúde preventiva, combate ao sedentarismo e melhoria da qualidade de vida e tem ajudado os participantes, principalmente os idosos, a melhorar sua mobilidade no dia a dia.

O programa descentraliza serviços públicos e aproxima as ações de bem-estar das comunidades locais. Nesta quinta-feira (9), o grupo de idosos participou da iniciativa da Prefeitura de Mossoró na UBS Moisés da Costa Lopes, no bairro Redenção. Uma das participantes é Maria Socorro Simião. A idosa tem 68 anos e revelou que antes de participar do projeto utilizava bengala, mas que a partir dos exercícios deixou de utilizar o equipamento para se locomover.

“Graças a Deus, a experiência tem sido maravilhosa. Estou muito satisfeita. Cheguei aqui com dificuldades de postura e mobilidade, mas, graças ao acompanhamento, me sinto melhor. Eu usava bengala antes de entrar para o projeto, mas agora me sinto muito melhor e caminho normalmente. Sou muito grata por participar deste projeto”, disse a idosa moradora do bairro.

Saúde em Movimento ocorre às quintas-feiras na UBS do Redenção. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Maria Joana Vitor tem 88 anos e também falou da felicidade em participar do “Saúde em Movimento”. “Gosto muito deste grupo e adoro participar das caminhadas. Sinto-me realizada, pois, na minha idade, essas atividades são fundamentais para o meu bem-estar e para a minha disposição. Gosto muito de estar aqui e sinto-me extremamente feliz, pois este grupo é como uma família para mim. É tudo o que tenho”.

O eMulti 4 conta atualmente com quatro grupos de “Saúde em Movimento”. A assistente social Aguyda Yanne destaca a importância do projeto para a saúde dos participantes. “É um projeto que sou fã e vejo a mudança e melhoria na qualidade de vida desses idosos que participam. Esse é um momento importante para essas idosas. A atividade física está sendo muito importante para essas participantes”.

O eMulti 4 conta atualmente com quatro grupos de “Saúde em Movimento”. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A professora Magnólia Aragão ressaltou o impacto do projeto na vida dos idosos participantes. “Esse projeto tem impacto eficaz, principalmente em pessoas idosas. Hoje é formado por mais idosos, mas foi pensado para também outras faixas etárias e com comorbidades. Esse grupo vem para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. O exercício mostra que tem sido eficaz e temos comprovado pelo andamento do projeto aqui no bairro Redenção. Cada vez que a gente progride vemos a melhoria na sua saúde”, contou.

Na UBS do Redenção, o projeto “Saúde em Movimento” ocorre às quintas-feiras pela manhã.

Anterior Próximo