quinta-feira - 24/04/2025

Filme em homenagem ao poeta Antônio Francisco reúne grande plateia no cinema

o filme “Nas trilhas do Poeta” reúne grande plateia no cinema do Partage Shopping, que veio prestigiar o poeta Antônio Francisco.

Por: Solange Santos

Fotos: Lucas Bulcão e Wilson Moreno (Secom/PMM) Fotos: Lucas Bulcão e Wilson Moreno (Secom/PMM)

A noite desta quinta-feira (24) foi de pura emoção na tela do cinema do Partage Shopping. O público mossoroense prestigiou mais uma homenagem ao poeta Antônio Francisco, por meio do filme “Nas trilhas do Poeta”. A obra é produção de Lígia Morais, com recursos da Lei Paulo Gustavo e operacionalizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Lígia Morais, produtora do filme ao lado do poeta Antônio Francisco

“A ideia surgiu em conversa com Etevaldo Almeida e Joana Pedra, filha do poeta Antônio Francisco, de realizarmos um dos sonhos dele, que era de estar no cinema. Iniciamos esse trabalho há uns 5 meses e ele é um projeto realizado por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo e operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Mossoró. Foi um trabalho maravilhoso e muito gratificante de produzir, declarou Lígia Morais.

Etevaldo Almeida - secretário municipal e colaborador na idealização do filme

“Participar deste processo de idealização do filme foi uma experiência bem diferenciada. Foi a primeira vez que pensamos numa proposta de projeto para as telas do cinema. O filme se consolidou a partir de um média-metragem tomando como referência as propostas, as características de documentário, mas também de histórias de vida. E a partir da discussão a gente pensou numa articulação de toda a obra de Antônio a partir de sua infância, sua adolescência e até os dias atuais", acrescentou o secretário municipal Etevaldo Almeida, que participou da idealização do filme.

Joana Pedra - filha do poeta Antônio Francisco

“Para mim é um privilégio ser filha do poeta e carregar esse peso. Fazer parte da produção do filme foi gratificante e emocionante ver a história, como ela aconteceu, desde que ele começou a dar os primeiros passos, até chegar onde ele é hoje”, pontuou Joana Pedra, filha do poeta Antônio Francisco.

O filme "Nas Trilhas do Poeta" narra a vida de Antônio Francisco quando adolescente ao ver o crescimento de Mossoró através do desenvolvimento arquitetônico. Na obra, seu neto, chamado Segundo, interage por meio de depoimentos e declarações emocionantes. Entre os momentos marcantes, a grande homenagem de se tornar nome de um dos pólos culturais do "Mossoró Cidade Junina", o polo "Poeta Antônio Francisco", lançado em 2023, que traz a valorização da cultura popular, humor e apresentações de artistas regionais. O vice-prefeito Marcos Medeiros compareceu para prestigiar o homenageado da noite.

Foto de Wilson Moreno (Secom/PMM)

“Há quem diga que ‘santo de casa não obra milagre’, mas vendo o poeta Antônio Francisco, uma figura já conhecida nacionalmente pela sua poesia e sua história, nada mais justo que uma homenagem como esse filme.  Eu não poderia deixar de vir prestigiar nosso poeta mossoroense de grande sucesso nacional”, ressaltou.

Foto de Wilson Moreno (Secom/PMM)

Durante a exibição do filme, o público por muitas vezes aplaudiu emocionado as cenas marcantes que enfatizavam a relevância do poeta para a história de Mossoró.

Dorgivan Santos - amigo do poeta

“O poeta Antônio Francisco é um ícone na literatura nordestina, do Brasil e do mundo, não existe outro igual. Somos amigos há muitos anos, sou suspeito em estar elogiando, mas é muito válido essa homenagem”, disse o gerente Dorgivan Santos.

Na plateia estavam os familiares do poeta com olhos repletos de alegria, por vê-lo realizando o sonho de estar na tela do cinema.

Antônio Teixeira - irmão do poeta Antônio Francisco

“Já estávamos esperando por essa homenagem, pois com esses poemas dele já sabíamos que ele era grande. Vê-lo hoje na tela do cinema vai ser uma emoção. Eu que o acompanho desde pequeno é bom saber que ele chegou até aqui, é uma emoção muito grande”, enalteceu Antônio Teixeira, irmão do poeta Antônio Francisco.

O filme emocionou toda a plateia, mas uma grande dúvida pairou no ar: Mossoró é uma poesia para Antônio Francisco ou Antônio Francisco uma eterna poesia para Mossoró?

Poeta Antônio Francisco

“Eu não sei nem onde vou colocar essas homenagens. Eu acho que eu vou pegar tudo, enrolar e botar no bolso”, concluiu emocionado o poeta e homenageado da noite, Antônio Francisco.  

Tags:
Anterior Próximo