quarta-feira - 11/06/2025

“Festival da Melhor Idade” 2025 é o maior de todos os tempos

Grande público veio nesta terça-feira (10), à Arena Deodete Dias, prestigiar o "Festival da Melhor Idade".

Por: Solange Santos

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM) Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Arena Deodete Dias ficou repleta de um colorido e muita alegria vindo dos semblantes expressivos, tomados pelas experiências vividas e a sabedoria que só o tempo traz. Foi assim o “Festival da Melhor Idade” 2025, reunindo mais de mil pessoas, entre os idosos que se apresentaram e a torcida que veio prestigiar. Um evento realizado pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc).

Etevaldo Almeida - Secretário da Semasc

“Para nós que fazemos assistência social é uma satisfação, é uma honra estar proporcionando essa festa para os idosos. Nós estamos aqui com mais de 700 idosos, tanto brincantes quanto os que vêm para contemplar os seus amigos, é muito satisfatório porque essa é uma ação articulada a partir do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo dos nossos Centros de Convivência do Idoso (CCIs), Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) e da Casa da Nossa Gente (CNG), um trabalho desenvolvido em equipe”, declarou o titular da Semasc, Etevaldo Almeida.

Morgana Dantas - secretária adjunta da Semasc

“Nós temos em nossos CRASs, 15 grupos de idosos com mais de 600 pessoas ativas e isso é importante para o físico, para a alma e para a mente. Então é muito mais do que isso, é muito mais do que uma dança. Sabe aquela história? É muito mais do que você imagina, é o ‘Festival da Melhor Idade’. São pessoas que estão aqui em busca de momentos diferentes e mostrando que ser idoso não é ficar dentro de casa, é ficar passeando, brincando, encontrando melhores dias para a sua vida”, acrescentou.

Durante o evento, a Semasc lançou a campanha “Junho Violeta”, que trata sobre a violência contra a pessoa idosa, visando levar o público a refletir sobre os cuidados que precisam ter para proteger seu idoso.

Marwyla Lima - gerente de proteção social básica da Semasc

“O ‘Festival da Melhor Idade’ vem abrir também a campanha ‘Junho Violeta’ pelo fim da violência contra a pessoa idosa e estamos levantando bandeiras, mostrando onde buscar ajuda na rede social existencial e fora dessa rede para que o idoso se sinta seguro e as pessoas que lidam com esses idosos também se sintam seguras em denunciar toda e qualquer forma de violência contra a pessoa idosa. Meu coração tá que não cabe dentro do peito, muita alegria de ver quase 800 idosos hoje aqui com a nossa equipe, temos claramente mais de mil pessoas aqui prestigiando esse belíssimo evento, é o Pingo da Mei Dia dos idosos”, enfatizou a gerente de proteção social básica, Marwyla Lima.

A animação foi do início ao fim e grandes expectativas surgiram durante a escolha do Rei e da Rainha do “Festival da Melhor Idade”. E quem levou o troféu para casa foi seu José, do CCI do Wilson Rosado, e dona Ceição Xavier, do CRAS Sumaré.

Seu José - ganhador do título de Rei do "Festival da Melhor Idade"

“Ah, foi maravilhoso, estou muito feliz porque fui nomeado em primeiro lugar. Eu estou apresentando a minha comunidade que tenho o maior orgulho, o CCI do Wilson Rosado, Esse troféu é muito importante para mim, para minha diretora e para todos do CCI Wilson Rosado. Se Deus quiser, no próximo ano, se eu for vivo, eu virei aqui apresentar a minha comunidade, se Deus quiser, disse seu José.

Dona Conceição Xavier - ganhadora do títuto de Rainha do "Festival da Melhor Idade"

“Estou muito feliz, agradeço primeiramente a Deus e depois à Prefeitura de Mossoró por nos proporcionar esse momento tão especial, ao meu diretor que confiou em mim e a todos que me ajudaram. Eu vim pela primeira vez à Arena e estou saindo como rainha do ‘Festival da Melhor Idade’”, acrescentou dona Ceição Xavier.

A competição foi acirrada entre os grupos quadrilheiros e quem ficou em primeiro lugar foi a quadrilha "Raio de Sol" do CRAS São Manoel, que tem como diretora Wislânia Praxedes.

Wislânia Praxedes - diretora do CRAS São Manoel

“Estamos muito felizes com esse resultado. Na verdade, a gente não esperava porque as apresentações foram intensas, lindas e maravilhosas. Foi realmente muito esforço e dedicação deles que arrasaram. Só temos motivos para agradecer”, concluiu.

Anterior Próximo