terça-feira - 25/05/2021
Entrevistadores do Cadastro Único passam por capacitação para atendimento ao público
Por: Edinaldo Moreno
Teve início na tarde desta segunda-feira, 24, a capacitação de entrevistadores e estagiários das unidades do Cadastro Único, órgão ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ). A atividade aconteceu na sede do CadÚnico, no Centro da cidade.
A secretária da pasta, Janaína Holanda, destaca que o momento era muito aguardado pelos profissionais do órgão. “Era uma capacitação muito aguardada, muito festejada pelos entrevistadores dando assim maior qualidade ao atendimento dos nossos cadastros únicos”, ressaltou a titular da SMDSJ que enfatiza ainda que eles terão a oportunidade de aperfeiçoar o atendimento a população em geral.
“Os entrevistadores terão oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos, tanto no sistema como também de todas as nuances que envolvem o Cadastro Único. É uma capacitação muito importante. São esses profissionais que estão recebendo a população e informando. Eles que inserem as informações da população no sistema do banco de dados”.
A gerente executiva do Cadastro Único de Mossoró, Márcia Silvana Pereira de Lima, comemorou a receptividade dos profissionais e destacou também que os presentes tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas a respeito dos serviços prestados.
“Foi ótima. Tivemos a presença da secretária do SMDSJ, eles ficaram bastante felizes e com a certeza que aproveitaram bastante esse primeiro momento. Foi muito produtivo. Bastante edificante para todos. Foram tiradas muitas dúvidas sobre situações que acontecem no dia a dia nos momentos das entrevistas com os usuários.
Entre as principais dúvidas estão questões que envolvem bloqueio de benefícios e nesse momento de pandemia surgem muitas dúvidas sobre o auxílio emergencial. “Os usuários procuram o setor para informações e infelizmente o cadastro único não atendem essas informações, pois o órgão responsável é a Caixa Econômica”, disse Márcia em relação ao auxílio do governo federal.
Já nesta terça-feira, 25, a segunda parte da capacitação abordará temas como bloqueios, suspensão, cancelamento de benefícios, setores que atendem os programas sociais e o vínculo que o cadastro único tem com a assistência, educação e saúde.
“Nós estamos colocando em prática o plano de capacitação da secretaria onde estamos capacitando profissionais de várias áreas, de vários equipamentos e agora chegamos ao Cadastro Único”, finalizou Janaína Holanda.