terça-feira - 08/04/2025
Entidades convidam Prefeitura para participar de feira internacional de fruticultura na China
Por: Edinaldo Moreno

Representantes do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN) e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) convidaram o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, para participar da “Frutas do Brasil – Festival China 2025. A feira internacional ocorrerá de 12 a 19 de maio, em Xangai, na China. O encontro também contou com a participação do secretário de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira, do titular do Desenvolvimento Econômico, Pedro Fernandes, e do vice-prefeito Marcos Medeiros.
O evento no país asiático tem o objetivo de desenvolver e aprimorar o entendimento do mercado chinês para melões produzidos no Brasil, principalmente em Mossoró, e liberado para exportação para o mercado chinês. De acordo com as entidades, a missão comercial contemplará ainda um dia de visita à feira de alimentos SIAL CHINA 2025, que será realizada de 19 a 21 do próximo mês na cidade chinesa.
Secretário de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira destacou que o encontro teve dois objetivos. O primeiro para tratar sobre a Expofruit, onde a Prefeitura de Mossoró confirmou o apoio logístico ao evento, com a cessão da Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania e apresentando suas atividades na área da fruticultura com apoio ao produtor rural.
Já o segundo ponto foi sobre a missão da China em que o Comitê Executivo de Fruticultura junto com a ABRAFRUTAS e a APEX apresentaram convite à Prefeitura de Mossoró para participar da comitiva institucional onde estarão produtores de Mossoró e do Rio Grande do Norte de melão.
“Junto com instituições para que possa visitar a China, para conhecer os pontos de vendas de fruta, a conversa com os possíveis importadores, tentando abrir o mercado chinês para a comercialização do melão de Mossoró. E finalizando a missão teremos a participação numa das maiores feiras de gêneros alimentícios, incluindo frutas, que é a SIAL”, explicou.
Pedro Fernandes, representando a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, classificou a reunião como estratégica e destacou a apresentação realizada pelos representantes da entidade a importância da participação de Mossoró no evento na China, visto que se abre um novo mercado de comercialização, considerando a taxa elevada sobre o produto nos Estados Unidos.
“O melão de Mossoró e a uva de Petrolina, em Pernambuco, são as únicas frutas do nosso país autorizadas a serem negociadas. A Prefeitura sendo representada neste evento terá condições de gerar um networking positivo de negociação, culminando em agosto na Expofruit que acontecerá no município”.