quarta-feira - 25/06/2025

Curso de formação para auxiliares voluntários do Programa Incluir terá início dia 30

A formação será promovida por formadores-professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino e profissionais da Prefeitura Municipal de Mossoró com a colaboração da Uern, Ufersa e Corpo de Bombeiros

Por: Sayonara Amorim

Lucas Bulcão (Secom\PMM) Lucas Bulcão (Secom\PMM)

Com o objetivo de desenvolver o processo formativo dos auxiliares voluntários selecionados pela Seleção Simplificada para atuação no Programa Incluir, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), promove, por meio da Escola de Gestão Pública, o Curso de Formação Continuada para Auxiliares de Estudantes com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista: a presença do auxiliar na escola que acolhe.

O curso terá início no próximo dia 30 e se estenderá até o dia 4 de julho. A certificação será expedida pela Escola de Gestão Pública, conforme estabelecido na Lei nº. 4.179/2025. Os auxiliares voluntários foram selecionados pela Seleção Simplificada - Edital  nº. 02/2025, com base na Lei nº 4.179, de 2 de abril de 2025.

A formação terá carga horária de 40 horas, sendo 20 horas com formadores-professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino e 20 horas com profissionais da Prefeitura Municipal de Mossoró e com colaboradores de 3 (três) instituições, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Corpo de Bombeiros.

O curso tem como objetivo a formação continuada e a realização de estudos, reflexões e práticas para subsidiar a atuação dos novos auxiliares nas unidades educacionais de Rede Municipal de Ensino, além de contribuir no processo inclusivo dos estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista.

“O curso de formação continuada para Auxiliares de Estudantes com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista: a presença do auxiliar na escola que acolhe é uma ação fundamental para o fortalecimento de uma escola verdadeiramente inclusiva. O curso promovido a partir do Programa Incluir, e por meio da Escola de Gestão Pública, representa um importante avanço no compromisso com a educação de qualidade para todos. A formação busca não apenas capacitar tecnicamente os voluntários, mas também desenvolver neles uma compreensão profunda sobre a diversidade, o respeito às diferenças e a ética do cuidado no ambiente escolar," destacou o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas.

Na defesa de uma escola para todos, no respeito e valorização das diferenças e na aposta que todos podem aprender, toda a formação dos auxiliares voluntários primará por desenvolver estudos e práticas, com base: a) na concepção social de deficiência; b) no direito de todos à educação; c) na compreensão das diferenças e d) na ética do cuidado no ambiente escolar. "É por meio de estudos, reflexões e práticas formativas que esses auxiliares poderão atuar com mais segurança, sensibilidade e responsabilidade nas unidades de ensino, contribuindo diretamente para o processo de inclusão e o pleno desenvolvimento dos estudantes. Esta é uma ação concreta em defesa do direito de todos à educação e da construção de uma escola mais acolhedora, justa e humana," reforçou a gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, Débora Praxedes.

 

 

Anterior Próximo