quinta-feira - 16/01/2025
CRAS Costa e Silva realiza colônia de férias com seus assistidos
O público do CRAS do bairro Costa e Silva está participando durante este mês de janeiro de uma colônia de férias, com brincadeiras lúdicas.
Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Costa e Silva, está realizando durante este mês de janeiro uma colônia de férias envolvendo todos os assistidos pelo equipamento.
Diretora do CRAS Costa e Silva, Kerlia Alves ressalta que o objetivo da colônia de férias é tirar as crianças e adolescentes um pouco da frente das telas.

“Nosso objetivo é tirar as crianças um pouco das telas, porque quando elas estão de férias ficam na televisão ou no celular, então criamos a colônia de férias para que eles pudessem interagir mais, viver algumas brincadeiras do passado, quando não existia o celular. Hoje pela manhã trabalhamos com as crianças menores e agora à tarde será a vez dos adolescentes. Nossa colônia de férias também tem realizado atividades com mulheres e idosos que também frequentam nosso CRAS”, declarou.
Técnico de nível superior, Josiel Melo tem colaborado junto à direção do CRAS com brincadeiras e recreações. Ele declara como tem sido a experiência de trabalhar ao lado desse público, levando-o a descobrir o prazer das brincadeiras lúdicas.

“As atividades são recreativas, onde resgatamos brincadeiras antigas, de roda, de sabão, piscina de sabão, caça-palavra, brincadeiras que mexem com o lúdico e envolvem essas crianças que hoje em dia estão muito focadas na tecnologia e esquecem de viver verdadeiramente aquele sentido de ser criança. Temos nos surpreendido com as reações das crianças e adolescentes, elas têm participado das brincadeiras com muito entusiasmo”, enfatizou.
Atualmente, o CRAS Costa e Silva dá assistência a cerca de 60 pessoas, entre crianças, adolescentes, mulheres e idosos. João Lucas, de 15 anos, é um deles. Ele tem sido um dos participantes da colônia de férias e relata como tem sido essa experiência.

“Acho importante essas atividades da colônia de férias, pois nos permite brincar fora das telas dos celulares. Nos ajuda a distrair e traz muita alegria e diversão”, concluiu.
