quarta-feira - 14/01/2026
Contribuinte mossoroense pode pagar IPTU 2026 usando o cartão de crédito
Por: Edinaldo Moreno
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), vem implementando medidas para facilitar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O contribuinte mossoroense pode pagar o IPTU 2026 usando o cartão de crédito.
O contribuinte pode parcelar até mesmo a cota única no cartão ou em até 12 meses. Ele verá emitir o respectivo boleto de pagamento através da Sefaz digital: (contribuinte.mossoro.rn.gov.br). Seja pela área aberta com o sequencial do imóvel, seja pela Área Restrita com o CPF.
A Sefaz explica que, dentro do boleto emitido, constará a informação em azul: “Pague com cartão de crédito”, onde ao clicar, o contribuinte será encaminhado para a tela seguinte de escolha das empresas credenciadas: “PARCELANDO TUDO” e “PARCELE NA HORA”.
O contribuinte deverá escolher livremente a empresa credenciada, confirmar os dados da operação, selecionar a quantidade de parcelas desejada, conferir o valor total da operação e informar demais dados solicitados para fins de conclusão da operação.
A comprovação do pagamento do tributo será feita por meio do comprovante emitido pela empresa credenciada arrecadadora no momento do pagamento. Assim, é fundamental que o contribuinte guarde esse comprovante emitido no ato da transação.
Em caso de dúvidas ou mais informações, a Secretaria da Fazenda disponibiliza o WhatsApp 9 882 4890.
CALENDÁRIO
Pelo sexto ano consecutivo, o município de Mossoró aplica o desconto de 25% para o contribuinte que realizar o pagamento do tributo em parcela única.
O desconto é oferecido desde 2021. Conforme o calendário divulgado, o pagamento da cota única deve ser realizado até o dia 31 de março de 2026. Para quem optar pelo parcelamento, serão oito parcelas que deverão ser pagas de março a outubro.
A medida é uma forma de estimular o pagamento do IPTU e é concedida apenas ao contribuinte que estiver em situação tributária regular, em relação ao recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, nos exercícios anteriores ao do ano de lançamento.
CONFIRA CALENDÁRIO IPTU 2026:
1ª quota/quota única – 31 de março de 2026
2ª quota – 30 de abril de 2026
3ª quota – 29 de maio de 2026
4ª quota – 30 de junho de 2026
5ª quota – 31 de julho de 2026
6ª quota – 31 de agosto de 2026
7ª quota – 29 de setembro de 2026
8ª quota – 30 de outubro de 2026