terça-feira - 04/11/2025
Conheça a história da servidora Irenice Silva, assistente social da Prefeitura de Mossoró
O trabalho que Irenice Silva desenvolve na Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) é reconhecido pela equipe que convive ao seu lado.
Por: Solange Santos
Uma trajetória como servidora pública iniciada no ano de 1992, após aprovação em concurso público municipal para atuar na Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc). Esta é a história da assistente social Irenice Silva.
“Como assistente social da Prefeitura de Mossoró, iniciei minhas atividades em 1992, quando fui aprovada em concurso público para a Secretaria de Assistência Social. Foi uma alegria imensa, uma emoção que transbordava, pois realizava um sonho acalentado desde a infância e adolescência. Era um momento emocionante, apesar dos desafios. Era incomum ser aprovado em um concurso público e, logo em seguida, iniciar um trabalho significativo na área social, que era o campo de atuação que eu havia escolhido para minha graduação. Desejava contribuir com as famílias que, no contexto da assistência social, dependiam da atenção e do trabalho dos profissionais da área, declarou.
A história de Irenice se confunde com a própria história da Secretaria Municipal e Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc). Ao longo desses anos, ela exerceu diversas funções, trabalhando inclusive como secretária da pasta.

“A princípio, iniciei na equipe técnica, composta por profissionais sociais e pedagógicos. A organização da Semasc me permitia, como assistente social, participar dessa composição. Posteriormente, contribuí com a organização do Conselho Municipal de Assistência Social, fui convidada a participar da implantação do Cadastro Único para os programas sociais do governo. Logo após exerci a função de secretária da Semasc, iniciando em 2016. Ao final desse período, como técnica de nível superior em serviço social, passei a integrar a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), contribuindo com a formação da equipe técnica da gestão do SUAS como assistente social”, pontuou.

O profissionalismo de Irenice é reconhecido entre seus colegas de trabalho, que respeitam sua trajetória como servidora pública da Prefeitura de Mossoró, contribuindo no avanço dos serviços que são realizados cotidianamente. A assistente social Marwyla Lima, que exerce a função de gerente da Proteção Básica da Semasc, expressa o quanto tem sido gratificante trabalhar ao lado de uma profissional admirável e que ainda transmite muita alegria no ambiente de trabalho.

“Conviver diariamente com Irenice nos dar a sensação de trabalhar com a própria história da assistência social. A história profissional dela se confunde com a história da própria política pública de constituição da assistência social. Então, ela é quem traz todo esse resgate das mudanças de programa para serviço, trazendo o passado da assistência social para a gente confrontar agora com o presente, melhorar e também nos autoavaliarmos enquanto política pública. Além de ser uma profissional extremamente competente, nos diverte todos os dias, bem humorada, é um legado realmente da assistência social da nossa secretaria”, enfatizou.
A Prefeitura de Mossoró sente orgulho de ter em seu quadro de servidores, profissionais que vestem a camisa e realizam um trabalho com excelência, priorizando a realização dos direitos de cada mossoroense.

“Para mim, Irenice Silva, mais do que um orgulho, é uma missão muito importante. Sinto-me gratificada e fortalecida. Gosto do trabalho que escolhi, embora hoje não esteja diretamente ligada ao atendimento individual ou ao acompanhamento de famílias. Sou realizada como profissional da assistência social e, como servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude, da Prefeitura Municipal de Mossoró”, concluiu.
