segunda-feira - 15/09/2025

Comunidades indígenas e ciganas são certificadas pela 1ª vez como agentes culturais

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo) Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

Em uma ação inédita, a Secretaria Municipal de Cultura certificou como agentes culturais, os fazedores e fazedoras de cultura das comunidades indígenas (Warao) e ciganas.  Através das escutas públicas, a secretaria identificou que esses grupos não possuíam o documento formal de atuação para participar de editais e chamadas públicas.

A equipe técnica da Secretaria de Cultura realizou busca ativa e possibilitou um intercâmbio cultural visando fortalecer os laços comunitários, valorizando a riqueza de cada grupo. A ação integra a agenda permanente da secretaria para fomentar a convivência entre diferentes expressões culturais e ampliar a participação social nos espaços de memória e arte do Município.

Foram visitados o Memorial da Resistência, Museu Lauro da Escóssia e Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira, onde aconteceu a entrega dos certificados. O cacique Librando José Rattia destacou a importância do momento e agradeceu à Prefeitura de Mossoró pela oportunidade de receber o certificado e ainda proporcionar para a comunidade Warao o passeio em vários pontos turísticos do município.

“Pela primeira vez estamos recebendo certificado de agente cultural e agradecemos à Prefeitura de Mossoró por esse momento. Nós ficamos muito felizes porque essa oportunidade é ótima para a cultura indígena Warao e também esse intercâmbio com a cultura de Mossoró. Conhecemos muitos pontos turísticos de Mossoró e também gostamos muito desse passeio”, disse o venezuelano.

Secretária da Cultura, Janaína Holanda, entregando certificado a Librando José. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A titular da Secretaria da Cultura, Janaína Holanda, esteve presente a entrega dos certificados e ressaltou o trabalho realizado pela Cultura em proporcionar uma manhã de diversão e aprendizado aos homens, mulheres e crianças venezuelanas e ciganas que vivem em Mossoró. “Nós tivemos conhecimento de que as comunidades ciganas e indígenas Warao não conheciam nossos equipamentos culturais. Assim, proporcionamos esse momento para que eles pudessem conhecer tantos os pontos turísticos, como também a nossa história, mostrando que Mossoró tem múltiplas identidades culturais”, contou a secretária.

Comunidade Warao e ciganos no Parque Municipal. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Coordenador de Planos, Programas e Projetos Culturais da Secretaria da Cultura, Cristiano Nilo lembrou da importância de apresentar a cidade para a comunidade de venezuelanos indígenas Warao e ciganos a fim de realizar a integração entre diferentes culturas. “Esse é um momento muito importante para a cultura, uma vez que a troca de saberes proporciona a ampliação desses sujeitos nas políticas públicas. Estamos sempre abertos para o diálogo com todos os fazedores e fazedoras de cultura da cidade”, frisou.

O tour cultural teve apoio da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Barrocas.

Mulheres e crianças no Parque Municipal. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)
Anterior Próximo