quarta-feira - 17/12/2025
Comunidade Novo Espinheirinho recebe mutirão para emissão e regularização de CAF
Por: Edinaldo Moreno
A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) realizou na manhã desta quarta-feira (17) mais um mutirão para emissão e regularização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A ação ocorreu na comunidade de Novo Espinheirinho, na zona rural de Mossoró.
O mutirão teve a participação de agricultores e agricultoras da localidade e de comunidades vizinhas que aproveitaram a ida da equipe da Secretaria de Agricultura e realizaram a atualização ou fizeram pela primeira vez o documento que dá acesso a diversas políticas públicas.
Maria Antônia é agricultora e reside no Sítio Hipólito. Ela aproveitou o mutirão sendo realizando na comunidade vizinha e fez pela primeira vez o CAF. A agricultora ressaltou a importância da Secretaria de Agricultura realizar a ação na zona rural e assim evitar o deslocamento até a cidade.
“Eu sou do Sítio Hipólito e aproveitei o mutirão aqui no Novo Espinheirinho para fazer pela primeira vez o CAF. A importância que acho é a Secretaria de Agricultura chegar até a zona rural e evitar o nosso deslocamento para Mossoró para fazer o documento. Mesmo tendo um transporte, o mutirão sendo realizado aqui traz uma economia para mim em não se deslocar até a cidade”, disse Maria Antônia.
A comunidade de Novo Espinheirnho está aproximadamente 40 quilômetros de distância do centro da cidade. Também agricultora e moradora da localidade vizinha, Francisca da Costa Linhares também esteve presente no mutirão para atualizar o cadastro.
“É muito bom a Secretaria de Agricultura vir até a zona rural de Mossoró para fazer esse mutirão que traz benefícios para os agricultores da região. A vinda para cá evita que a gente se desloque até a Secretaria de Agricultora para fazer o documento. Estou aproveitando para renovar meu CAF”, disse.
A inscrição do CAF é requisito básico para obtenção do acesso a diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. O documento identifica e qualifica esses produtores da Política Nacional da Agricultura Familiar, conforme a Lei n.º 11.326/2006.
“Essa atividade que realizamos na zona rural é muito importante para evitar que o agricultor e agricultora se desloque até a cidade para fazer ou regularizar o CAF. Essa comunidade está aproximadamente 40 quilômetros do centro de Mossoró e evitamos assim esse deslocamento deles para usufruir deste documento”, explicou Cleiton Dantas, diretor de Departamento Rural da Seadru.
Para a inscrição é necessário documento pessoal com foto, comprovação de renda, documento da terra e comprovante de residência. O CAF substitui a antiga DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).