terça-feira - 07/08/2018
Canal de drenagem do Santa Helena garantirá escoamento de águas pluviais
Por: Comunicação
Entre as obras de drenagem que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Infraestrutura, uma que se destaca é a do canal que está sendo construído no conjunto Santa Helena, zona norte da cidade. A obra, orçada em 13 milhões de reais, estava inacabada e foi retomada em março deste ano, após a Prefeitura resgatar o convênio do ano de 2010.
O canal do Santa Helena tem extensão de 1 km, largura de mais de sete metros e altura de dois metros e 70 centímetros. A secretária de Infraestrutura do município, Kátia Pinto, falou do projeto que beneficiará os moradores da região. "Além da estrutura do canal, aqui teremos guarda-corpo em toda a sua extensão para proteger a população, calçada de 1,60 m e também as vias que circundam o canal de seis metros de largura que serão pavimentadas", disse Kátia.
Kátia Pinto também explicou como acontece o escoamento dessas águas que chegam ao canal. "A obra vai disciplinar o escoamento das águas. Essas águas que chegam aqui vêm da região do shopping, passando pelos Abolições, e Santa Delmira. O canal era uma reivindicação da população dos moradores dos bairros e garantirá segurança no período chuvoso", concluiu Kátia.
O canal do Santa Helena está com 15% da obra realizada e a previsão é que em março de 2019 a população dos bairros Santo Antônio, Wilson Rosado e Barrocas contará com um novo sistema de drenagem que evitará os transtornos causados pelas chuvas.
Saneamento Básico
No Conjunto Santa Helena a população também será beneficiada com o sistema de esgotamento sanitário que garantirá o Saneamento Básico da região. As obras também estavam paralisadas e foram retomadas recentemente. No local está sendo realizado o serviço do coletor tronco 1, da bacia 7. A partir da ligação desse sistema, o esgoto oriundo das casas terá o destino correto.
A prefeita Rosalba Ciarlini, ao lado dos vereadores Zé Peixeiro e Maria das Malhas, visitou o serviço que está sendo realizado e falou da importância do bairro receber o saneamento. "Essa obra estava completamente paralisada, nós conseguimos resgatar o convênio e agora retomamos essa obra tão importante. Com a construção do coletor tronco será possível a ligação dos esgotos para a estação de tratamento. Saneamento Básico é uma questão de saúde, meio ambiente e bem-estar da população", falou a prefeita.
Tags: