sexta-feira - 25/10/2024
Campanha “Outubro Verde” intensifica ações de prevenção à sífilis
Por: Thiago Braga
A Prefeitura de Mossoró intensifica ações de prevenção e combate à sífilis neste mês. Por meio da campanha “Outubro Verde”, as equipes da Secretaria de Saúde (SMS) levam conscientização à população numa ampla programação desenvolvida em equipamentos públicos da rede.
Durante este mês, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam ações especiais nas comunidades e bairros, nas zonas urbana e rural do município. São ofertados serviços como: testagem rápida, aconselhamento, encaminhamento, consulta médica, palestras informativas, entre outros.
“Com a intensificação desse trabalho, a gente alcança o objetivo da campanha, que é reduzir ou eliminar o acometimento por sífilis, uma doença de transmissão sexual e de uma incidência ainda considerável. Quanto mais rápida a testagem, mais rápido o diagnóstico e quanto mais acesso rápido ao diagnóstico, melhor o acesso ao tratamento e à cura”, explicou Kelly Formiga, coordenadora do Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais.
Além das UBSs, as ações da campanha também são realizadas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado, o PAM do Bom Jardim. Nas unidades de saúde, as equipes realizam palestras informativas e rodas de conversas em salas de espera, orientando homens e mulheres sobre cuidados necessários quanto à doença.
SÍFILIS — É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) silenciosa, que pode ser grave. É uma doença causada pela bactéria treponema pallidum. Ela atinge uma parcela significativa da população brasileira e muitas vezes, a pessoa pode estar infectada sem saber. A sífilis pode se manifestar em três estágios. Na campanha “Outubro Verde”, as ações de conscientização ganham visibilidade, oportunizando a reflexão sobre prevenção e tratamento à doença por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).