sexta-feira - 30/05/2025
Artistas participam de escuta pública com a Prefeitura de Mossoró para avaliar a Lei Aldir Blanc segundo ciclo
Prefeitura se reúne com artistas de Mossoró para uma escuta pública para avaliar recursos da Lei Aldir Blanc segundo ciclo.
Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realizou na tarde da última quinta-feira (29), uma escuta pública com os artistas da terra para avaliar a política nacional da Lei Aldir Blanc segundo ciclo.

“Hoje é um momento muito importante que a Secretaria de Cultura está proporcionando aos artistas de Mossoró, é um momento de escuta pública para pensarmos a política nacional da Lei Aldir Blanc segundo ciclo. O município vai receber recursos e essa escuta é justamente para saber os anseios da classe artística, quais são as necessidades, para que a partir dessa escuta a gente consiga montar um plano de aplicação dos recursos. O plano de aplicação de recursos é o município de Mossoró dizer ao Ministério da Cultura de que forma vai investir esse valor que está vindo da Aldir Blanc”, declarou Janaína Holanda, secretária municipal de Cultura.
Mais de 100 artistas participaram da escuta pública, realizada no auditório da Universidade Católica, apresentando suas necessidades e anseios. Um momento de diálogo em busca do fortalecimento da cultura de Mossoró.

“Estar aqui já é um grande passo para um diálogo de como vai ser operacionalizado a Lei Aldir Blanc nesse segundo ciclo, um projeto federal que as prefeituras operacionalizam. Trazer os artistas para poder debater a melhor forma de operacionalizar isso dentro da cidade é de suma importância. Isso quer dizer que a Secretaria de Cultura está aberta a ouvir os artistas e desenvolver a forma mais democrática para que essa lei possa chegar a todo mundo”, enfatizou Raull Davyson, representante da Cia Pão Doce.

“É muito importante essa escuta para que a gente construa projetos e passe a nossa dificuldade para a Prefeitura, para termos um retorno realmente válido. E é muito importante para todas as classes culturais, quadrilha, teatro entre outras. Esse incentivo que vem por meio de lei tem sido importante para ficarmos mais produtivos”, acrescentou Fabrízio Terra - presidente geral do grupo da "Quadrilha Junina".