quinta-feira - 03/04/2025
Agricultores das comunidades São Romão e Pau Branco participam de mutirão de cadastro do produtor rural
Por: Edinaldo Moreno

Um grande número de agricultores familiares das comunidades rurais de São Romão e Pau Branco, no polo Maísa, zona rural de Mossoró, participou nesta quinta-feira (3) do mutirão de cadastro do produtor rural para a isenção do ICMS na conta de energia elétrica. Ao todo, foram realizados 34 atendimentos durante o mutirão.
Os agricultores destacaram a ação da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e celebraram a isenção no imposto que incide sobre a conta no “papel de luz”. Todos eles salientaram a economia que terão com a isenção do ICMS na conta de energia elétrica.
“Esse mutirão é de suma importância para nós agricultores e agricultoras das comunidades rurais porque vai significar no nosso orçamento um ganho significativo. Por exemplo, eu pago duas vezes esse imposto. Tenho a minha residência e também tenho um poço, que também pago o imposto. Com a isenção, vai gerar um benefício de 200 reais que eu pago de ICMS juntando o poço e a minha casa”, comemorou a agricultora Antônia Diana, residente em São Romão.
.jpeg)
A agricultora Maria José, que tem residência tanto em São Romão como em Pau Branco, chegou cedo ao local do mutirão e foi a primeira a ser atendida. Ela também ressaltou a importância do agricultor familiar usufruir deste benefício da isenção do imposto na conta de energia elétrica.
“É muito bom para o agricultor ter a isenção do ICMS na conta de energia elétrica. A isenção será muito importante para os agricultores aqui da nossa comunidade. Muitos agricultores não têm condições de pagar a energia porque vem muito alta. Quanto mais diminuir imposto melhor é para o agricultor. Vamos ter uma economia muito boa”.
Os agricultores João Batista e José Edgar também estiveram presentes a ação realizada pela Secretaria de Agricultura e disseram que poderão ter uma economia acima de R$ 200, a depender do consumo registrado durante o mês, com a isenção do ICMS na energia elétrica.
“Essa ação é importante para toda a comunidade. Cada centavo que vier de economia para a gente melhora e muito. Temos algumas dificuldades na produção. Com a isenção eu acredito que vai melhorar muito. Qualquer coisa que a gente faz hoje a energia vem muito cara. Além de a gente pagar de casa paga também do poço. A minha economia ficará em torno de 200 a 250 reais”, frisou.
“Estou aqui para dar entrada na isenção do ICMS. Eu tenho duas casas e está vindo mais de 150 reais de ICMS. Tudo de ajuda para o agricultor é bem-vindo. Será um benefício muito grande. A gente destaca esse trabalho da Secretaria de Agricultura que vem com o mutirão para nós agricultores familiares na zona rural”, acrescentou.
.jpeg)
OUTRAS COMUNIDADES
Durante todo o mês de abril, a Secretaria de Agricultura de Mossoró programou mutirões na zona rural para cadastrar os agricultores familiares para dar entrada no pedido de isenção do imposto. A próxima ação acontece na semana que vem.
“Esses mutirões que estamos realizando é muito importante para o produtor rural de zerar o ICMS. Muitos agricultores nessa região têm um gasto bem elevado de energia, variando de 2 a 7 mil reais. Nestes casos, a isenção gerará uma economia muito boa para eles terem esse dinheiro para investir na produção”.
Na segunda semana do mês, o mutirão estará no Poço 10. Já na terceira, na APAMA; e na quarta semana a ação estará no Assentamento Oziel Alves.