sexta-feira - 17/04/2026
Agricultores das comunidades Hipólito e Novo Espinheirinho participam de curso de tratorista
Por: Edinaldo Moreno
A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizam nesta semana mais um curso de “Operação e manutenção de tratores agrícolas e seus implementos”. A comunidade contemplada com a iniciativa é o Sítio Hipólito.
Ao todo, 15 agricultores e agricultoras, tanto do Hipólito, como do Novo Espinheirinho, comunidade próxima, se inscreveram para participar da capacitação. O curso, com carga horária de 30 horas, começou na última segunda-feira (13) e foi finalizado na tarde desta quinta-feira (16).
“O curso visou capacitar os associados das comunidades Hipólito e Novo Espinheirinho promovendo treinamento para que possam operar a máquina, tanto nas condições de segurança, que a NR 31 exige, como nas condições operacionais como regulagem, mecânica, hidráulica, elétrica e ao final do treinamento eles vão receber um certificado, primordial para que seja capacitado e tenha condições de pleitear vagas nas empresas de fruticultura da região”, explicou o instrutor do curso, Cícero Câmara.
Os agricultores aprenderão noções de segurança, manutenção e operação. E ainda com um certificado que vale em todo o Brasil, possibilitando a esse agricultor a oportunidade de trabalhar em empresas agrícolas ou mesmo desenvolver suas atividades de forma mais correta e segura.
Dos 15 inscritos, três eram agricultoras. Uma delas era Italene Valentim, que mora no Novo Espinheirinho e ficou feliz em participar do curso de tratorista. “Achei muito bom quando chegou essa oportunidade aqui na nossa região porque trabalhamos com essas coisas. Se precisar de ir ao campo, mesmo que a gente não faça o corte, mas pelo menos a gente vai entender o que está sendo feito. Gostei muito de participar do curso. Na parte teórica, aprendi uns pontos que eu não entendia, como, por exemplo, a parte da máquina. Eu sei dirigir, mas não imaginava que tinha tantos pontos na máquina”, disse.
Evilásio Lopes de Moura também é agricultor e aproveitou a capacitação para aprimorar ainda mais seu manejo com o trator para lidar com o dia a dia. “Foi muito bom para nós agricultores aqui da região do Hipólito em participar deste curso de tratorista, principalmente para esses agricultores mais jovens. Os agricultores que plantam precisam muito de trator. Como eu já tenho a prática, estou aprimorando o meu conhecimento”, contou o agricultor de 68 anos.
Aparecida Fernandes também destacou a importância da parceria da Prefeitura de Mossoró com o Senar para levar cursos profissionalizantes aos agricultores mossoroenses.
“Estamos encerrando o quarto curso de tratorista, desta vez, aqui no Hipólito. É uma parceria da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Nas próximas semanas teremos outros cursos ofertados por essa parceria, como de salgados e pães e massas. Então, é muito importante para o agricultor não só obter o certificado como também o conhecimento e a experiência”, explicou.