sábado - 29/03/2025

Agricultores da comunidade de Montana aprendem manejo, cultivo e cuidados com EPIs durante curso

Por: Edinaldo Moreno

Walmir Alves (SECOM/PMM) Walmir Alves (SECOM/PMM)

Realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o curso de Boas Práticas Agrícolas teve sua aula prática e encerramento nesta sexta-feira (28). Ao todo, a capacitação contou com a participação de 13 alunos, sendo 11 mulheres e 02 homens.

O curso foi voltado para os agricultores e agricultoras da comunidade de Montana, na zona rural de Mossoró. O curso teve duração de 30 horas e. As aulas ocorreram no período vespertino. A aula prática sobre plantio, compostagem e cuidados necessários para o uso de EPIs foi realizada pela manhã.

Costa Júnior, instrutor do Senar, destacou a importância do curso de Boas Práticas Agrícolas para os agricultores da comunidade. “Falamos para os agricultores que participaram do curso sobre os EPIs, que é muito importante hoje na agricultura, a parte da adubação, irrigação, como cultivar o produto, desde o plantio até o produto chegar ao consumidor. As boas práticas agrícolas começam desde quando adquire a semente, planta, faz a limpeza, irrigação, como também envolvendo o meio ambiente”.

Agricultoras de Montana participam de curso Boas Práticas Agrícolas. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

 

Ivete Sousa foi uma das participantes do curso de Boas Práticas Agrícolas ressaltou que o curso trouxe para os participantes conhecimento para o trabalho no campo e que vai ajudar muito a todos os agricultores e agricultoras que estiveram presentes durante todas as aulas teóricas e práticas da capacitação.

“O curso muito bom para nós agricultores e agricultoras, pois trouxe conhecimento. Nós ganhamos conhecimento, como prática no manejo. Ele veio para nos ajudar a melhorar na nossa prática do dia a dia. Aprendemos também a como utilizar os defensivos, que é um produto necessário em algumas situações. Muitos agricultores não têm esse conhecimento de como usar e também repelentes para pragas”.

Agricultora participando de aula prática do curso. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

 

TRATORISTA

Thalyta Thauany explicou que o polo Alagoinha receberá em abril o curso de tratorista. A capacitação, que será realizada no Recanto da Esperança, está programada para o dia 7.

“No próximo dia 7 vamos iniciar mais uma capacitação para os agricultores da zona rural de Mossoró, desta vez, no Recanto da Esperança, no polo Alagoinha. O curso será o de tratorista. Lembramos a todos que o curso é gratuito, com emissão de certificado, e para fazer a solicitação basta o representante da comunidade entrar em contato com a Secretaria de Agricultura”.

O objetivo do curso é tornar o agricultor mais independente, de modo que possa diminuir a mão de obra de terceiros, diminuindo os custos com a produção e fazendo com que o produtor tenha uma maior lucratividade. 

Anterior Próximo