quarta-feira - 02/04/2025

"Abril Azul": CER celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo com programação especial

Por: Thiago Braga

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM) Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, com uma programação especial. As atividades fazem parte da campanha "Abril Azul" e reforçam o trabalho de inclusão desenvolvido ao longo de todo o ano pela Prefeitura de Mossoró.

O "Abril Azul" foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva.

Suiann Costa, diretora do CER.

“A gente não podia deixar de comemorar essa data muito importante e também é um momento de chamar a atenção para a temática que a gente fala e trata dela durante todo o ano. É um momento onde todos se dão as mãos para que, de fato, a gente possa compreender que é importante respeitar as diferenças e também ter um espaço em que as crianças, as famílias de crianças autistas se sintam valorizadas e acolhidas. É o olhar diferenciado, é o acolhimento, são atividades voltadas para o que a criança realmente necessita”, explicou Suiann Costa, diretora do CER.

Na manhã diferente e especial, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o CER ofertou às crianças e famílias os seguintes serviços: atividades lúdico-recreativas; sorteio de brindes; bingo; show de mágica. Na ocasião, ainda houve palestra acerca da temática e compartilhamento de experiências por parte dos familiares.

Maria do Carmo, mãe de criança com autismo, elencou os benefícios do Centro Especializado em Reabilitação em sua vida e no desenvolvimento do seu filho, pontuando desafios e vitórias. “Nós, como mães, ficamos muito felizes no CER de proporcionar esse evento e mostrar a dedicação, o carinho e o amor por cada mãe e cada filho nosso. A cada dia nós nos sentimos mais abraçadas pela causa. Nós, como mães atípicas, passamos por muitas coisas, nossa rotina, nosso cotidiano, e vencemos. E o nosso objetivo é vencer. Cada obstáculo, cada dia, a nossa luta, a nossa causa é sempre abraçar o mundo e que as pessoas também nos abraçam. Que nós possamos nos sentir abraçadas pela sociedade, com os nossos filhos”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde está realmente empenhada em dar um tratamento adequado aos autistas, mães e pais de autistas também, fortalecendo a rede. Hoje, especificamente, estamos com novos servidores aprovados, estamos com a rede mais abastecida de profissionais. Com isso, vamos reduzir as filas e aumentar o número de terapias que são necessárias para todos as crianças aqui da cidade”, explicou Almir Mariano, secretário municipal de Saúde.

Almir Mariano, secretário municipal de Saúde.

A campanha "Abril Azul" é realizada por instituições de saúde e entidades sociais. “O Município realiza o trabalho de melhorar a qualidade de vida e saúde dessas pessoas. As mães que querem ser incluídas em todos os tratamentos, em todos os serviços que devem buscar uma UBS. A unidade é a porta de entrada. A gente recebe, a gente acolhe, mas a porta de entrada do serviço é a Unidade Básica de Saúde. A mãe procura o postinho mais perto de sua casa, dá entrada e conforme a gente vai recebendo as demandas, a gente vai fazendo os agendamentos”, explanou Suiann Costa. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo. “Esse trabalho é muito importante. Quanto mais cedo a gente começar a fazer os tratamentos, melhor. Então, por isso que a Prefeitura de Mossoró está investido na composição de profissionais para poder realmente conseguir atender uma demanda existente que é bastante elevada. E aos poucos nós estamos planejando para poder realmente atender essa demanda que vem surgindo cada dia mais forte ainda”, concluiu o titular da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Anterior Próximo