5ª edição do projeto “Secretaria Itinerante” é realizada na comunidade Piquiri

Por: Edinaldo Moreno

Walmir Alves (Secom/PMM/Arquivo) Walmir Alves (Secom/PMM/Arquivo)

Nesta quinta-feira (9), a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) realizou mais uma edição do projeto “Secretaria Itinerante”. A comunidade contemplada com a ação foi Piquiri, na zona rural. Os agricultores e agricultoras da localidade e adjacências tiveram acesso a todos os serviços realizados pela Seadru e também de parceiros como a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) com o Cadastro Único.

O projeto consiste em levar todos os serviços oferecidos pela Seadru, como, por exemplo, a emissão e renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), cadastro do produtor rural, inscrição estadual, regularização de rebanho, declaração do corte de terra, além de doação de mudas.

“Estamos em nossa quinta edição do ‘Secretaria Itinerante’ aqui na comunidade de Piquiri e todas as comunidades vizinhas trazendo os serviços da Secretaria de Agricultura até a comunidade. Serviços como o CAF, entrega de declaração de corte de terra, cadastro estadual do produtor e tirar todas as dúvidas que os agricultores e agricultoras tenham quanto aos nossos serviços”, explicou Gabrielle Miranda, organizadora do “Secretaria Itinerante”.

A iniciativa também conta com ações de parceiros, como o “Cadastro Único em Ação”, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), para que os agricultores na zona rural do município possam atualizar ou fazer o cadastro único para ter acesso aos benefícios sociais.

“Estamos aqui no Piquiri trazendo mais uma vez o ‘Cadastro Único em Ação’, que possibilita os serviços do Cadastro Único da cidade para a zona rural, facilitando que as famílias façam a atualização cadastral ou se inscrevam no Cadastro Único que dará direito a participação de outros programas sociais, tanto da esfera federal, estadual ou municipal”, disse Vitória Marques, entrevistadora do CadÚnico de Mossoró.

Agricultora Francilene Régia recebeu mudas e também fez inscrição do Garantia Safra. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

O projeto “Secretaria Itinerante” ocorre uma vez por mês numa comunidade escolhida pela Secretaria de Agricultura. Os agricultores do Piquiri de comunidades vizinhas estiveram no local designado para ocorrer a ação e destacaram a ida destes serviços à zona rural.

“É ótimo para a gente essa ação aqui na nossa comunidade, porque evita nos deslocarmos a cidade. Às vezes não temos a disponibilidade de ir a Mossoró fazer esse tipo de serviço. Com essa ação aqui vou fazer meu cadastro no Garantia Safra e também o CadÚnico”, contou Edjane Maria, agricultura residente no Piquiri.

“É muito importante essa ação. A Secretaria vir aqui é ótimo porque não precisamos nos deslocar até a cidade. Estou aproveitando para pegar umas mudas e também olhar meu Cadastro Único para saber se está atualizado”, disse Francilene Régia.

Além do Piquiri, o projeto “Secretaria Itinerante” já passou pelas comunidades Agrovila Pomar, Nova Esperança, São José e Cordão de Sombra II.

Agricultora Edjane Maria sendo atendida no Cadastro Único. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)
Vitória Marques é entrevistadora do CadÚnico de Mossoró. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)
Anterior Próximo